O objetivo da temporada foi atingido: o tricolor gaúcho voltou à elite do futebol nacional. Porém o trabalho de reformulação deve continuar e talvez ser ainda mais cauteloso do que a formação do time para a Série B.
Com uma das folhas de pagamento mais altas da segundona, o Grêmio passou por dificuldades na busca do camisa 9 desta temporada. Para 2023, o clube já definiu como prioridade a contratação de um centroavante.
Nesta temporada, o tricolor contou com Elkeson e Diego Souza. O primeiro não conseguiu se firmar no time titular por alguns problemas físico, sem contar na boa fase do concorrente direto na posição. Diego, além de ser novamente o artilheiro do time na temporada, também não tem a situação definida.
Quais nomes devem se despedir e chegar no tricolor
Em meio a eleição presidencial na Arena, fortes rumores de quem está de saída são intensificados. Um deles é de Elkeson, já que após a partida contra o Tombense o atacante comentou que o jogo válido pela 38ª rodada da Série B, contra o Brusque, pode ser o último.
Diego Souza emplacou três temporadas seguidas sendo o artilheiro do clube, mas a situação do centroavante é bastante complicada. Durante todo 2022 o goleador teve um problema em uma hérnia inguinal, sendo submetido a uma cirurgia recente. No jogo do acesso, contra o Naútico, o atleta chegou a falar emocionado sobre a possibilidade de ter sido o último jogo da carreira.
O jogador deve ficar cerca de dois meses fora dos gramados e tem o contrato até dezembro, então este será outro assunto a ser debatido após as eleições. Com a permanência de Renato Gaúcho, o nome de Diego pode ganhar força dada a boa relação entre os profissionais.
Além disso, o nome do atacante Pedro Raúl, do Goiás, é bastante especulado em Porto Alegre. Vale lembrar que apesar de estar em alta e com uma grande valorização no mercado, o empresário do atleta é o mesmo do técnico Portaluppi, o que pode facilitar essa negociação.