O zagueiro equatoriano Arboleda, que sofreu grave lesão no tornozelo esquerdo recentemente e praticamente perdeu as chances de disputar a Copa do Mundo Qatar 2022, foi autorizado pelo São Paulo a concluir o trabalho de recuperação no Equador, seu país natal. O pedido foi feito pelo técnico da seleção equatoriana, Gustavo Alfaro. Arboleda já embarcou nessa segunda-feira, 31 de outubro, para dar sequência à sua recuperação.
Alfaro fez a solicitação diretamente ao treinador são-paulino, Rogério Ceni, que aceitou de pronto. A ideia é que Arboleda fique no Equador até a apresentação dos convocados para o mundial, caso o jogador esteja de fato na lista. A presença de Arboleda na Copa do Mundo está praticamente descartada, mas os equatorianos ainda acreditam na recuperação do jogador para poder contar com ele durante a disputa da competição.
Um fisioterapeuta da seleção equatoriana acompanhou o zagueiro na última semana durante as atividades no CT do São Paulo. O jogador estava cotado para ser relacionado para o jogo desta terça-feira, 1º de novembro, contra o Atlético-MG, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A intenção do técnico Rogério Ceni era justamente dar ritmo de jogo ao atleta nas quatro partidas restantes no Brasileirão para ajudá-lo a se recuperar a tempo de ser convocado para a Copa do Mundo.
A grave lesão do equatoriano Arboleda
O atleta sofreu uma ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo, além de uma fratura no local, no clássico contra o Palmeiras, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O atleta precisou passar por cirurgia para reparar o problema. Na jogada que terminou com sua lesão, aos 35 minutos do segundo tempo, o defensor são-paulino acabou perdendo o equilíbrio no ar após se antecipar ao atacante Rafael Navarro para cortar um lançamento. Ao aterrissar no gramado, ele virou gravemente a perna.