Confronto direto na reta final do Vasco pode acontecer no Maracanã
Em busca do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco está a três rodadas do retorno após dois anos. Assim, com dois jogos restantes como mandante, a diretoria do clube estuda levar o confronto da 37ª rodada contra o Sampaio Corrêa para o Maracanã, ao invés de mandá-lo normalmente em São Januário, casa vascaína.
A possibilidade surgiu por causa de uma manutenção no site do sócio Gigante, mostrando uma partida a ser realizada no dia 27 de outubro, justamente a data do confronto contra o time maranhense. Por isso, a torcida não deixou passar batido.
O confronto que está marcado para a próxima quinta-feira, às 20h, é o penúltimo jogo do Vasco na Série B, e o último em casa nesta temporada. Uma curiosidade: nos três acessos anteriores, o clube confirmou o retorno à primeira divisão jogando no Maracanã. Em 2009, foi contra o Juventude, em 2014, contra o Icasa, e em 2016, o adversário foi o Ceará.
Retrospecto recente no Maracanã
Esta seria a terceira vez que o Cruz-Maltino mandaria um jogo no estádio Jornalista Mário Filho nesta edição do campeonato. No dia 12 de junho, venceu o campeão Cruzeiro por 1 a 0, em partida da 12ª rodada. Posteriormente, no dia 3 de julho, empatou com o 5º colocado Sport pelo placar de 0 a 0, na 16ª rodada.
Estes dois encontros foram os jogos de maior público do ano na competição, com a partida contra o Cruzeiro registrando 63.609 torcedores. O jogo contra os pernambucanos teve 60.601 presentes. A torcida vascaína tem esgotado os ingressos na maioria de suas partidas, e o Maracanã pode receber o triplo de torcedores em relação a São Januário.
Lembrando que, à época, o Vasco encontrou dificuldades para acertar os jogos no estádio. Flamengo e Fluminense administram o local, e não queriam ainda mais sobrecarga no gramado. Com este imbróglio resolvido, o Gigante da Colina pode conseguir um novo mando.