Campeão brasileiro pelo Galo tem futuro indefinido para 2023

O zagueiro Junior Alonso, emprestado ao Atlético-MG pelo Krasnodar, da Rússia, está com futuro indefinido para a próxima temporada. O contrato do paraguaio com o Galo vencerá ao fim deste ano e o defensor não pretende voltar ao país eurasiano caso a guerra não acabe, como confirmou em entrevista coletiva na última quinta-feira (20).

Perguntado sobre seu futuro, Alonso demonstrou incerteza quanto a situação: “A única coisa certa é que, se a guerra continuar, não vou voltar para a Rússia. Não vou arriscar minha família, meus filhos. Depois do Mundial, a gente vai saber o que fazer.”, disse.

Antes do início da temporada atual, Junior Alonso foi vendido pelo Galo ao Krasnodar por R$ 47 milhões, mas não chegou a estrear pelo clube. A guerra entre Rússia e Ucrânia forçou a paralisação dos campeonatos em ambos os países e, com isso, o defensor voltou ao Atlético.

Possível permanência

Apesar do desejo de Alonso em não retornar para a Rússia, a diretoria atleticana trata a permanência como complexa, já que o zagueiro não vem tendo um bom rendimento nos últimos meses, mesmo com o retorno de Cuca ao comando da equipe. Ainda assim, existe a possibilidade de um novo acordo com o Krasnodar ou até a interferência da FIFA para que Alonso siga amparado e com direito de suspender seu contrato com o clube russo, assim como os demais atletas nessa mesma situação.

Desde que retornou, o zagueiro atuou em 41 jogos, com três assistências para gol registradas. Junior Alonso possui contrato com o Krasnodar até junho de 2025, além de um valor de mercado de sete milhões de euros (cerca de R$ 35,6 milhões). Este pode ser um empecilho para o Galo, caso o jogador não consiga a liberação do clube russo.