Competição disputada entre 2000 e 2022, a Copa Sul-Minas pode voltar a ter espaço no calendário do futebol brasileiro em 2023. As federações de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina reservaram seis datas para a disputa da competição. A informação é do “UOL Esporte”.
Dessa forma, o Campeonato Mineiro, por exemplo teria 12 datas em 2023. Atualmente, a FMF usa 14 das 16 que a CBF disponibiliza para a disputa dos estaduais. Em 2024, esse número cairia para 10 datas, mas sem alterar a quantidade de participantes.
Dessa forma, as seis datas da Copa Sul-Minas se encaixariam nas que sobram dos estaduais. A competição deve envolver 16 equipes: quatro de Minas Gerais, quatro do Rio Grande do Sul, quatro do Paraná e quatro de Santa Catarina. A definição dos participantes deve acontecer via campeonato estadual.
Também está sendo estudada uma Supercopa, que teria os três melhores de cada campeonato estadual e mais a equipe mais bem ranqueada pela CBF de cada federação.
Dessa forma, a Sul-Minas dos próximos dois anos deve acontecer em formato mata-mata, começando nas oitavas de final. As duas primeiras fases terão duelos de ida e volta, já a semifinal e a grande decisão serão definidas em partida única.
“O que temos ouvido para 2023 é que há um desejo dos clubes em prol da diminuição do número de datas. Isso passa por uma reformulação de todo o campeonato. Não nos surpreenderia se os clubes apresentassem um modelo completamente diferente. Muito provavelmente isso ocorrerá, com a redução do número de datas, inclusive pensando em uma possibilidade de um regional envolvendo Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.“, revelou Adriano Aro, presidente da FMF, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Por fim, reuniões estão previstas para acontecer nos próximos meses para a definição do calendário.