Pela primeira vez desde 2006, Cristiano Ronaldo não foi eleito o melhor jogador português do mundo. O astro do Manchester United ficou atrás do atacante Rafael Leão, do Milan, na cerimônia da Bola de Ouro, realizada na segunda-feira (17).
Enquanto o jogador Rossonero ficou em 14º lugar, Cristiano acabou na 20ª colocação. A última vez que isso aconteceu foi há 16 anos, quando o ex-meia Deco terminou como o melhor português.
Rafael Leão foi o grande nome na campanha do título italiano do Milan em 21/22. O atacante de apenas 23 anos marcou 14 gols e distribuiu 12 assistências e ajudou o time Rossonero a quebrar um jejum de 11 temporadas sem vencer o campeonato nacional.
Além de Ronaldo e Leão, mais dois atletas lusitanos figuraram na lista dos 30 melhores do mundo da Bola de Ouro da France Football. O atacante Bernardo Silva e o lateral João Cancelo, ambos do Manchester City, da Inglaterra, apareceram na 22ª e 25ª posição, respectivamente.
Outro dado importante a ressaltar é que essa foi a primeira vez que nem Cristiano Ronaldo e nem Lionel Messi ficaram no pódio dos melhores do mundo. Os últimos ganhadores da premiação também indicam que o fim de uma era de domínio do argentino e do português está próxima.
Confira todos os premiados na Cerimônia do Ballon D’or 2022
- Melhor jogador do mundo: Karim Benzema
- Melhor jogadora do mundo: Alexia Putellas
- Troféu Gerd Müller: Robert Lewandowski
- Prêmio Kopa: Gavi
- Prêmio Sócrates: Sadio Mané
- Troféu Yashin: Thibaut Courtois