São Paulo é o único tricampeão mundial?

O São Paulo é um dos maiores clubes do Brasil. Além de ser o maior brasileiro campeão da Libertadores ao lado de Grêmio, Santos e Palmeiras, com três conquistas, o time tricolor também é a equipe que mais vezes disputou a final da competição.

Entre 1992 e 1994, o clube do Morumbi chegou à final da Liberta. Na primeira disputa, contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, o São Paulo foi derrotado por 1 a 0, fora de casa. Na volta, os brasileiros venceram por 1 a 0 e a decisão foi para os pênaltis, onde o Tricolor se saiu melhor e conquistou o título inédito do torneio.

Em 1993, desta vez contra a Universidad Católica, do Chile, vitória por 5 a 1 no jogo de ida. Na volta, derrota por 2 a 0, mas com a vantagem no placar agregado, o time paulista ficou com o bicampeonato.

Por outro lado, em 1994, o final não foi feliz. Diante do Vélez Sarsfield, o Tricolor perdeu fora por 1 a 0 e venceu em casa pelo mesmo placar, levando o duelo para os pênaltis. Diferentemente de 92, os argentinos acabaram ficando com a taça e impedindo o tri, que veio em 2005.

Apesar disso, o São Paulo não é o único clube sul-americano que conquistou o Mundial de Clubes três vezes. O Boca Juniors, da Argentina, o Peñarol e o Nacional, do Uruguai, também já ergueram a taça de campeão mundial em três oportunidades.

Por fim, o maior campeão mundial até o momento é o Real Madrid, com sete títulos. Na sequência aparecem Milan e Bayern de Munique, com quatro conquistas.