FIFA revela como será o sorteio da Copa do Mundo de 2022

O dia de conhecer os grupos da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, está se aproximando. O sorteio será realizado no dia 1º de abril, às 13h (de Brasília), em Doha.

Nesta terça-feira (22), a FIFA aproveitou para comunicar como será feito o sorteio. No dia 31 desse mês, será publicado o ranking de seleções atualizado, que servirá como base para definir os cabeças de chave da competição.

No dia do sorteio, 29 das 32 seleções participantes já estarão conhecidas, restando apenas três vagas em aberto. Com isso, 28 nações serão distribuídas entre potes 1 e 4 de acordo com a sua colocação. O Qatar, por ser o país-sede, automaticamente começa como A1, junto com as sete nações mais bem ranqueadas.

Dessa forma, teríamos além dos anfitriões, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha, como cabeças de chave. Restando uma vaga para os cabeças de chave em aberto. A Itália, que está na repescagem europeia, será cabeça de chave caso vá à Copa do Mundo.

Vale lembrar que, seleções do mesmo continente, com exceção das europeias, não podem se enfrentar na fase de grupos.

Três vagas para a Copa do Mundo serão definidas após o sorteio

As três vagas em aberto devem ser definidas na data FIFA de junho. A seleção da Ucrânia pediu o adiamento da sua partida contra a Escócia e, com isso, a tendência é que o duelo seja realizado em junho. O vencedor enfrenta o ganhador do confronto entre Gales e Áustria por uma vaga no torneio.

Por fim, no mesmo mês, também ocorrem a repescagem intercontinental para a Copa do Mundo. Com o representante da América do Sul enfrentando uma seleção asiática e uma nação da América do Norte duelando contra o ‘campeão’ das Eliminatórias da Oceania, que é o único continente sem vaga direta para a competição.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.