Contratar jogadores jovens para serem titulares se tornou uma filosofia de alguns clubes. Os motivos são variados, seja para dar vitrine em busca de uma futura venda ou simplesmente por acreditar em seu potencial, cada vez mais equipes vem investindo em um time jovem.
Dessa forma, vamos conferir os clubes que possuem a menor média de idade das principais ligas europeias. O estudo foi feito pelo CIES Football Observatory e publicado pelo portal “Lance!”. Confira!
Em primeiro lugar está o Valência, da Espanha. A equipe comandada pelo italiano Gennaro Gattuso tem uma média de apenas 23,99 anos. Sendo assim, a menor dentre as cinco principais ligas europeias. Logo na sequência vem o Stuttgart, da Alemanha, com média de 24,22.
O terceiro e quarto lugar da lista ficam com equipes inglesas. O Southampton tem em média 24,40 anos e o Arsenal, que vem impressionando neste começo de temporada na Premier League tem uma equipe com a média de 24,43 anos.
Por outro lado, ainda segundo a fonte, há aqueles clubes que preferem apostar em jogadores mais experientes. É o caso de Atlético de Madrid e Cádiz, que ainda não deram nenhuma oportunidade a atletas com menos de 21 anos. Seguindo no Campeonato Espanhol, Sevilla, Real Madrid e Villarreal, apostaram em jogadores acima dos 30 anos em 50% dos seus jogos.
Em contrapartida, La Liga possui algumas promessas do futebol mundial, como Nico Williams, que vem se destacando a serviço do Athletic Bilbao e já ganhou até oportunidade na seleção da Espanha. Outros nomes como Pedri e Gavi do Barcelona e Tchouaméni, do Real Madrid, todos abaixo de 23 anos, também são vistos como muito promissores.