A Ucrânia é a mais nova candidata para sediar a Copa do Mundo de 2030 junto a Espanha e Portugal. A novidade foi anunciada pelos presidentes das três federações em entrevista coletiva realizada na sede da UEFA em Nyon, Suíça, nesta quarta-feira (5).
Luis Rubiales, Fernando Gomes e Nikolay Pavlov, presidentes das federações de Espanha, Portugal e Ucrânia, respectivamente, estiveram presentes e confirmaram que receberam apoio da UEFA:
Fernando Gomes disse ter “significado especial” fazer este anúncio: “É uma honra anunciar que Portugal e Espanha incorporaram a Ucrânia na candidatura conjunta à Copa do Mundo de 2030. As duas federações comunicaram a sua intenção à UEFA, que manifestou o seu total apoio. Tem significado especial fazer este anúncio na casa do futebol europeu. O futebol é muito mais do que futebol”
Luis Rubiales também exaltou a entrada da Ucrânia na chapa: “Cada um de nós representa o futebol português, espanhol e ucraniano. Mas juntos representamos a transformação e o exemplo de que o futebol pode melhorar a sociedade. Acho que na Espanha todos apoiam a integração da Ucrânia nesta candidatura”.
Confira as candidatas adversárias
A sede da Copa do Mundo 2030 será anunciada no 74º Congresso da Fifa, em 2024. Até agora, outras candidaturas integradas concorrem: Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile é uma e Egito, Grécia e Arábia Saudita é outra.
A Copa do Mundo 2026 também será realizada em três países diferentes: Estados Unidos, Canadá e México.