Quais os times que mais passam a bola no mundo? E os que mais acertam?
No futebol moderno, muitos técnicos adotam o conceito de que quando um time tem a posse de bola a seu favor, significa menos chances de ser ameaçado, ou seja, maior probabilidade de vitória.
Existem várias equipes que tratam a posse de bola como objeto chave para ter o controle do jogo e sair com o resultado a seu favor. Um deles é o Manchester City de Pep Guardiola, que de acordo com o CIES Football Observatory é o time que mais troca passes no mundo.
Segundo mostram dados coletados pelo site, os Citzens trocam mais de 754 passes por jogo, com uma média de 90,8% de acerto. Logo em seguida, vem o Albirex Niigata, do Japão, com 713 passes em média. Já o Benfica fecha o pódio com uma média de 708 passes.
Apesar disso, o clube inglês, surpreendentemente, não é o que possuí maior acerto. Quem lidera essa estatística é o PSG, da França, com 91,3% de índice de acerto.
No quesito passes para trás, o Istambul Basaksehir, da Turquia, é o líder, com 20,2%, já o Bodo/Glimt, da Noruega, está em primeiro de equipes que mais passam para o lado, com 61,3% em média. Por fim, o Deportivo Riestra, da Argentina, é o clube que mais passa para frente em média, com 60,8%.
E os times do Brasil?
Ao fazer um recorte apenas para o futebol brasileiro, temos o Atlético-MG, com 567 passes em média por jogo. Logo depois vem o Fluminense (56), Corinthians (532), Flamengo e São Paulo (510). Líder do Brasileirão, o Palmeiras aparece apenas na oitava colocação, com 476 em média. Os dados contabilizam jogos até o dia 26 de setembro.
Em relação a passes para frente, o Goiás (38,5%), Fortaleza (35,9%) e Juventude (35,9%) são os líderes. Por outro lado, os passes para o lado ultrapassaram os 50% em quase todos os clubes da Série A.