Camisa de time da Copa do Mundo tem protesto muito forte contra o Catar

A Hummel, patrocinadora da seleção da Dinamarca, revelou o uniforme monocromático que o país utilizará na disputa da Copa do Mundo. Ela é utilizada como protesto pelo Catar, que tem acumulado um histórico de infrações aos direitos humanos, sediar a competição.

O uniforme principal não será o único monocromático. O segundo é todo branco e o terceiro, todo vermelho. O escudo da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) e da patrocinadora tem as mesmas tonalidades de cores.

“Esta camisa carrega uma mensagem. Não queremos estar visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Nós apoiamos a seleção dinamarquesa em tudo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como um país-sede”, afirma a publicação.

Catar sofre denúncias de violações aos direitos humanos

O Catar foi anunciado como sede da Copa do Mundo 2022 em dezembro de 2010. Desde então, diversas denúncias em relação a condições análogas a escravidão tomam o país.

A maioria dos trabalhadores envolvidos nas construções relacionadas à Copa do Mundo são imigrantes. Veículos da imprensa relatam mazelas relacionadas a péssimas condições de alojamento e trabalho.