A compra do Newcastle, da Inglaterra, pelo fundo bilionário da Arábia Saudita dá o que falar até hoje. Uma nova polêmica sobre a transação surgiu nos últimos dias. O Departamento de Comércio Internacional divulgou documentos que mostram um envolvimento do governo do Reino Unido para facilitar a aquisição por parte da Premier League.
De acordo com o jornal “The Guardian”, Lord Gerry Grimstone, ministro de investimento na época, pediu a Gary Hoffman, presidente da Premier League, em agosto de 2020 para que compartilhasse “um caminho a seguir” para a aprovação das negociações.
Os documentos mostram que o ministro Grimstone tentou servir como uma ponte entre a Premier League e o governo da Arábia Saudita entre as negociações. São quatro documentos envolvendo funcionários da sede do governo do Reino Unido e o embaixador britânico na Arábia Saudita. Há chamadas e trocas de mensagens como provas.
Governo do Reino Unido e Premier League respondem
Tanto o governo do Reino Unido quanto a Premier League negam qualquer interferência do governo britânico na aquisição do Newcastle por parte do fundo da Arábia Saudita. Grimstone foi ministro de investimentos de 2019 a 2022 e renunciou depois que Boris Johnson saiu do posto de primeiro ministro. Segundo as fontes, o ex-ministro tinha contatos na Arábia Saudita e nos Golfos.