O Doutor Sócrates, ídolo do Corinthians, será homenageado na cerimônia da Bola de Ouro, que ocorre no dia 17 de outubro, no Teatro Chatelet, em Paris, na França, com a criação do “Prêmio Sócrates”, que vai premiar atletas que ganharam representatividade por causas sociais ou solidariedade.
“O grupo L’Équipe está em parceria com Peace and Sport para a criação de um prêmio social como parte da cerimônia da Bola de Ouro: o Prêmio Sócrates“, publicou a revista France Football, nesta quarta-feira (21), no Twitter.
“O futebol é um ator crucial no processo de construção da paz. É uma honra fazer parceria para este prêmio social concedido a jogadores de futebol comprometidos com o impacto social“, disse a Peace and Sport em comunicado.
Sócrates era conhecido muito além de sua habilidade dentro das quatro linhas. O “Doutor”, como era conhecido, foi muito importante para a “Democracia Corintiana”, anos 80, durante a Ditadura Militar. Ademais, também foi um dos ativistas nas manifestações para as eleições presidenciais diretas no Brasil. O ídolo do Timão faleceu no dia 4 de dezembro de 2011 em decorrência de uma infecção generalizada.
Com Prêmio Sócrates, Bola de Ouro passa a ter sete categorias
Com isso, a premiação da Bola de Ouro passa a ter sete categorias. Além do Prêmio Sócrates, o evento premeia o melhor jovem com o Troféu Kopa; o melhor goleiro com o Troféu Yashin; o artilheiro com o Troféu Gerd Müller. Também há premiações para o melhor clube do ano e as bolas de ouro nas categorias masculina e feminina.