O Bayern de Munique é conhecido e temido por ser o bicho papão do futebol alemão. Contudo, a temporada 22/23 começou anormal para os bávaros na Bundesliga, que tem o Union Berlin como líder isolado.
O time comandado por Julian Nagelsmann foi derrotado para o Augsburg no último sábado por 1 a 0, fora de casa, e chegou ao quarto jogo seguido sem vitória na competição e figura na quinta colocação, com 12 pontos em sete rodadas.
Por outro lado, o Union Berlin venceu o Wolfsburg por 2 a 0, jogando em seus domínios e chegou aos 17 pontos. A equipe da capital alemã nunca esteve na ponta da tabela por mais de uma semana.
A partida aconteceu no estádio An Der Alten Forsterei e teve pleno domínio dos donos da casa. Os gols, no entanto, ficaram para a segunda etapa. Jordan Pefok, aos nove, e Sheraldo Becker aos 32, balançaram as redes para o Union.
Na próxima rodada, o líder encara o Eintracht Frankfurt, fora de casa, no Deutsche Bank Park. O duelo acontece apenas no dia 1º de outubro, às 10h30 (horário de Brasília), em razão da data FIFA no próximo final de semana.
Já o Bayern de Munique, que mesmo com má fase em solo nacional segue sendo apontado como o principal favorito na Bundesliga, entra em campo um dia antes, diante do Bayer Leverkusen, na Allianz Arena.
Líder do Campeonato Alemão também está em competição europeia
O Union Berlin já havia feito uma grande temporada 21/22, onde terminou a Bundesliga na quinta posição, com 57 pontos, ficando apenas um de alcançar a vaga a UEFA Champions League. Desta forma, acabou se classificando para a Europa League da atual temporada.
Diferentemente do cenário nacional, a equipe não começou a competição muito bem e perdeu as duas primeiras rodadas para o Union Saint-Gilloise, da Bélgica, e para o Braga, de Portugal, ambas por 1 a 0.