O mundo do futebol e da imprensa esportiva estão de luto. O jornalista Silvio Lancellotti faleceu ontem, terça-feira (13), aos 78 anos. Ele era especialista em futebol italiano e foi essencial para a chegada do futebol internacional na televisão brasileira. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo após sofrer uma parada cardíaca.
Silvio foi jornalista por mais de 50 anos. Ele começou nas revistas Veja e IstoÉ, com papel importante em ambas, e depois foi comentarista na TV Bandeirantes na década de 1990. Depois, foi contratado pela ESPN. Tinha uma coluna de futebol internacional no portal R7.
Silvio Lancellotti era comentarista nas transmissões do Campeonato Italiano na TV aberta, em uma época que o futebol internacional não era difundido no Brasil. Ele já escreveu livros sobre esportes, culinária e romances.
ESPN presta homenagem ao comentarista
No texto publicado pela ESPN para noticiar a morte do jornalista, elogios e lembranças à sua trajetória foram feitos:
“Nos canais ESPN, chegou no ano de 2003, convidado para comentar beisebol nos Jogos Pan-Americanos. E, claro, se tornou rapidamente o maior especialista da casa em futebol italiano. Nos abrilhantou com suas análises e histórias do Calcio por uma década, até sair da empresa em 2012, quando assumiu uma coluna no Portal R7. Mas Silvio era mais que um jornalista brilhante. Ele se formou primeiro em arquitetura”, diz a publicação.
“Silvio nos deixa aos 78 anos de idade. Mas as nossas lembranças dele serão eternas – e para sempre seremos gratos por ele nos fazer apaixonar pelo Calcio.”