Uma das maiores reclamações do Flamengo e alguns outros times no futebol brasileiro é o fato que nosso calendário não é interrompido nas datas FIFA. Isso significa que se a seleção convocar um jogador de um time brasileiro, ele será desfalque – e há a chance disso acontecer em partidas importantes.
Por causa disso, a convocação de Tite realizada na última sexta-feira (9), a última antes da Copa do Mundo, teve uma informação especial para o Flamengo: o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, divulgou que em 2023, o calendário nacional respeitará as datas FIFA. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.
Ainda segundo a publicação, a CBF depende apenas da data do Mundial de Clubes, previsto para fevereiro, para fechar o calendário de 2023. Ele deve ser divulgado no final de setembro. A entidade já tinha essa mudança em planos, mas a pandemia mudou tudo.
Flamengo teve jogadores convocados
Se a nova medida será aplicada apenas em 2023, o Flamengo ainda terá que lidar com o calendário brasileiro ininterrupto até a Copa. Na última convocação, Tite chamou Pedro e Éverton Ribeiro. Além disso, Arrascaeta e Guillermo Varela também foram convocados pela seleção uruguaia.
O Flamengo vai perder os quatro jogadores na partida contra o Fortaleza em 28 de setembro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, o Rubro-Negro encara o Fluminense em 18 de setembro, na mesma data que a delegação da seleção deve comparecer. A diretoria do Fla tentará uma negociação para que os jogadores cheguem depois.