Talvez muitos não se lembrem de Paul Gascoigne, o craque inglês cheio de polêmicas em sua carreira. Ao total, foram mais de 11 confusões, envolvendo brigas, embriaguez e até racismo.
“Tive uma vida de altos e baixos. O ano que passou provavelmente foi o pior de todos, então espero que o aniversário de 50 anos venha com coisas boas”, disse Giascoigne, em 2017, ao programa “Good Morning Britain”. Hoje, aos 55 anos, o ex-jogador aparece bem menos na mídia do que antes.
Tudo começou aos 16 anos quando Paul foi internado por seu pai em uma clinica psiquiatrica. Apesar disso, ele agradece e acredita que “foi amelhor coisa que ele já fez”, comenta.
Após começar a sua carreira no futebol, atuando pelo Newcastle, o ex-atleta atropelou uma pessoa depois de beber com seu amigo Jimmy Gardner. Ao invés de ajudar a vitima, acabou fugindo. Ao ser questionado pelos policiais, Gascoigne mentiu que seu carro havia sido roubado, mas posteriormente, admitiu a culpa.
Um dos vários problemas que o inglês sofria era com depressão. Com a camisa do Middlesbrough, viveu diversos episódios fora de campo, marcados por embriaguez e briga em bar. Além disso, discutia frequentemente com seus companheiros de equipe e os treinadores.
Em 1996, foi denunciado por Sheryl Gascoigne, sua primeira esposa, por agressão domiciliar cometida em um hotel. Mesmo com isso, eles permaneceram juntos, com ela tentando ajuda-lo a parar com os vícios no álcool.
Nove anos depois, o antigo craque inglês acabou sendo preso por agredir um fotografo em um evento beneficente, mas pagou fiança e foi liberado. Posteriormente, o fotográfo acabou retirando as queixas que tinha contra Gascoigne pelo fato do atleta já ter problemas demais em sua vida.
Os anos posteriores foram marcados por overdoses após ser pego andando pelado pelo hotel em que vivia, sendo internado novamente. Em 2009 se meteu uma confusão ao dar uma cabeça em um segurança de um pub.
Além de já ter tentado cometer suicidio, Paul também perseguiu sua ex-mulher, Sheryl, em 2013. Três anos depois se envolveu uma briga após proferir ofensas racistas a pessoas em um bar em Londres.
Por fim, em 2017, foi internado novamente em uma clinica de reabilitação após seu sobrinho, de apenas 22 anos, cometer suicidio, o que piorou a sua relação com o alcoolismo.
Recentemente, Paul Gascoigne não tem aparecido muito na mídia e não há informações sobre o seu estado de saúde atual. Em sua carreira, marcou 133 gols em 527 jogos, de acordo com números do site oGol.