A seleção colombiana de 1994 marcou época. Ela foi apontada por ninguém menos que Pelé como favorita para conquistar a Copa do Mundo daquele ano. O time montado por Rincón, Valdemarra, Higuita, Luis Carlos Perea e companhia prometia ir longe.
A Colômbia fez uma grande campanha nas Eliminatórias e terminou com a classificação direta: foi a primeira colocada de seu grupo, com 10 pontos (quatro vitórias e dois empates em seis jogos), o que obrigou a Argentina a ir para a repescagem.
Com a classificação, a Colômbia entraria para o grupo A da Copa do Mundo, junto ao anfitrião Estados Unidos, Romênia e Suíça. A estreia contra a Romênia foi ruim para o time de Francisco Maturana: 3 a 1 para os romenos.
A partida seguinte contra os Estados Unidos seria decisiva para as pretensões dos colombianos. Mas o gol contra de Escobar ainda no primeiro tempo abalou o time e os torcedores. O resultado praticamente decretava a eliminação colombiana.
Nem a vitória por 2 a 0 sobre a Suíça na última rodada adiantou algo. A Colômbia terminava a fase de grupos como última colocada e estava fora da Copa do Mundo 1994.
Uma geração especial
Certos esquadrões do futebol não precisam de títulos para marcar seus nomes na história. Aquela Colômbia liderada por tantos jogadores bons e folclóricos – inclusive no futebol brasileiro – marcou época.