Pouco conhecido no cenário brasileiro, o atacante Junior Messias, do Milan, já trabalhou até como entregador de forno elétrico e hoje disputa a UEFA Champions League pelo clube italiano.
Nascido em Ipatinga, no interior de Minas Gerais, o atleta viveu maior parte de sua vida jogando apenas na várzera. Em 2011, até tentou se aventurar na Itália junto de seu irmão, mas esbarrou na documentação e teve que voltar ao Brasil.
Para se sustentar, precisou trabalhar como entregador de eletrodoméstimos e seguia atuando no futebol amador nos fins de semana.
Após conseguir a permissão para embarcar para o país da bota, começou sua carreira no Casale, na quinta divisão, em 2015/16, já com 24 anos de idade.
Na sequencia, chegou ao Calcio Chieri, que disputava a Série D italiana. A sua grande chance foi no Pro Vercelli, que então estava na segunda divisão nacional. Contudo, por problemas na documentação ficou sem atuar por cerca de seis meses e retornou a quarta divisão, onde defendeu o Gozzano.
“Eu pensei muitas vezes em desistir, pois tinha combinado um salário e cortaram mais do que a metade. Então, pensei que tinha que procurar alguma coisa para eu fazer. Voltei para a Série D e é mais difícil ainda porque você dá um salto de qualidade para a Série B e depois tem que voltar de novo. Mentalmente é difícil, mas Deus me deu forças e eu continuei”, disse em entrevista à Band, em 2020.
Após conseguir o acesso à terceira divisão, acertou sua ida para o Crotone, onde também conseguiu um acesso, desta vez para a elite do futebol nacional.
Chegada ao Milan e gol na Champions League
Mesmo com o rebaixamento do Crotone no ano seguinte, chamou a atenção e foi contratado pelo Milan. Desde então ajudou o time rossonero marcando o gol da vitória sobre o Atlético de Madrid por 1 a 0, pela Champions League da temporada 21/22.
Já na atual temporada, tem novamente a chance de balançar as redes pela maior competição de clubes do futebol mundial. Até o momento são seis jogos disputados pelo Milan.