A história das Copas é cercada de grandes gols, momentos e as mais variadas emoções. No entanto, uma separa um lance polêmico, que pode servir de discussão até hoje.
Há 56 anos, no Mundial da Inglaterra, os donos da casa duelam na grande final contra a Alemanha Ocidental, em Wembley. O jogo foi frenético e logo aos 12 minutos, os alemães sairam na frente com gol de Helmut Haller, seis minutos depois Geoff Hurst empatou para os ingleses.
A igualdade se estendeu até os 33 minutos da segunda etapa quando Peters virou o jogo. Já aos 44, Weber deixou tudo igual, levando o duelo para a prorrogação.
Foi no primeiro gol do tempo extra e o terceiro inglês que tudo começou. Em jogada pela direita de Cohen, Hurst recebeu a bola, girou a chutou ao gol, a bola bateu na trave e fora do gol, no chão. Os ingleses, mesmo sem razão, pediram o gol e o árbitro Dienst Gottfried válidou após conversar com seu assistente.
Hurst ainda deixou mais um e se tornou o primeiro jogador e único até então a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo. Já a Inglaterra vencia por 4 a 2 e conquistava a Copa do Mundo dentro de casa.
Copa do Mundo começa em novembro
Faltam pouco mais de dois meses para começo da competição. No dia 20 de novembro, o Catar, país-sede, faz o jogo de abertura contra o Equador, válido pelo grupo A. A bola rola às 13h (horário de Brasília).
Por fim, no dia 18 de dezembro, às 12h, no Lusail Stadium, ocorre a grande final da Copa do Mundo.