O Athletico Paranaense é um clube que vem crescendo muito no futebol brasileiro ao longo das últimas décadas. A equipe, que um dia já foi vista como uma das que integram um patamar abaixo da elite no cenário nacional, hoje é extremamente forte e respeitada. Com isso, vem também a vantagem de ter uma grandiosa casa: a Arena da Baixada.
Chamada oficialmente de Estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada está localizada em Curitiba, capital do Paraná. Trata-se de um estádio pioneiro em diversas questões quanto à sua estrutura e funcionamento, ao menos levando em consideração o cenário latinoamericano.
Apesar de hoje ser visto como um estádio extremamente moderno, seja na arquitetura ou no funcionamento como um todo, a Arena da Baixada é centenária. Ela foi construída em 1914, no bairro Água Verde, em uma época em que o Athletico Paranaense nem ao menos possuía esse nome.
Sendo assim, para conhecer mais sobre a Arena da Baixada é importante entender a história do clube como um todo. Confira:
Os primeiros anos da Arena da Baixada
Como já citado anteriormente, a Arena da Baixada foi construída há mais de um século, no longínquo ano de 1914. Na época, Joaquim Américo Guimarães, que foi homenageado posteriormente na nomenclatura oficial do estádio, era o presidente do Internacional – equipe que viria a originar o Athletico Paranaense anos mais tarde.
Foi ele o principal responsável pela construção da Arena da Baixada, localizada no bairro Água Verde, bem próximo do centro da capital paranaense. Na época, o estádio foi chamado de Baixada da Água Verde, obviamente inspirado pelo bairro onde se encontrava. Somente dez anos depois, em 1924, é que o Internacional se tornaria Athletico Paranaense.
Além disso, dez anos depois da criação do Athletico Paranaense, o estádio Baixada da Água Verde ganhou o nome do fundador do Internacional, se tornando, finalmente, Estádio Joaquim Américo Guimarães. O nome segue até os dias de hoje, ainda que seja mais conhecido pelo “apelido” de Arena da Baixada.
Quando a Arena da Baixada mudou de nome
A Arena da Baixada foi pioneira em uma série de questões dentro do futebol na América Latina. Uma delas, ao menos em nível de Brasil, foi a mudança de nome por conta de patrocínio. Os famosos naming rights que, hoje em dia, são aplicados em estádios como a Neo Química Arena, do Corinthians, ou o próprio Spotify Camp Nou, do Barcelona.
Em março de 2005, o clube do Paraná vendeu os direitos do nome de seu estádio por três anos para uma empresa japonesa chamada Kyocera Mita América. Com isso, o estádio passou a se chamar Kyocera Arena. A parceria seguiu até o dia 1º de abril de 2008, quando foi desfeita por parte do próprio Athletico Paranaense.
O motivo para que o clube tenha encerrado a parceria foi justamente a busca por parceiros que fossem mais lucrativos. Isso porque o Athletico Paranaense estava buscando um apoio que permitisse que a Arena da Baixada estivesse em boas condições para receber nada mais nada menos do que a Copa do Mundo de 2014.
Grandes partidas disputadas na Arena da Baixada
A Arena da Baixada foi um dos 12 estádios sede da Copa do Mundo de 2014. Foi desse Mundial, inclusive, de onde saíram algumas das maiores partidas já realizadas no local. Ao todo, foram disputados oito jogos da Copa de 2014 no estádio, todos ainda na fase de grupos – nenhum no mata-mata.
Os jogos disputados na Arena da Baixada na Copa do Mundo de 2014 foram os seguintes: Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia. A disputa entre espanhóis e australianos, inclusive, sacramentou a queda dos então atuais campeões do Mundial ainda na primeira fase.
Detalhes e características da Arena da Baixada
A Arena da Baixada foi não apenas a primeira do Brasil a fazer uso dos naming rights, que permitem o patrocínio estampado, como também a primeira do país a fazer uso de grama sintética. Esse, por sua vez, contou com a óbvia aprovação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – necessária para essas questões.
Em termos estruturais, a Arena da Baixada também foi pioneira em outra questão: o teto. O estádio foi o primeiro da América Latina a ser equipado com teto retrátil, o que é excelente para dias de chuva, por exemplo. Tudo isso prova o alto nível de tecnologia do estádio.
Atualmente, a Arena da Baixada conta com capacidade para 42.370 espectadores. A partida inaugural do estádio, em 1914, foi o amistoso entre Internacional do Paraná e Flamengo do Rio de Janeiro, o qual acabou em uma goleada de 7 a 1 para os cariocas.
O público recorde do estádio foi registrado no dia 12 de dezembro de 2018. Nesse dia, jogaram Athletico Paranaense e Atlético Júnior, partida que foi assistida por 40.263 torcedores in loco. Recentemente, a partida contra o Flamengo na Libertadores levou mais de 39 mil torcedores ao estádio – o melhor número na temporada de 2022 para o clube do Paraná.