Atual treinador do Shimizu S-Pulse, Zé Ricardo, que comandou o Vasco até junho, revelou que precisou tomar a decisão mais difícil da carreira. O treinador chegou a pedir aos dirigentes da equipe japonesa que esperassem até o começo do para que ele mudasse de clube, pois não queria abandonar o projeto vascaíno.
“Ao clube daqui, cheguei a pedir que esperasse para o ano que vem, mas como eles tinham feito já a troca do treinador, falaram que não poderiam esperar, que teria que decidir rápido. Em uma semana acabei tomando a decisão”, disse Zé Ricardo ao podcast Gringolândia.
A indecisão pesou para a escolha de Zé Ricardo, que via no Vasco a chance de voltar a série A após montar o elenco da temporada e no clube japonês a oportunidade de trabalhar fora do país, viver com a família no Japão e ter mais estabilidade.
Com a incerteza gerada a época pela aquisição do clube e transformação para SAF pela 777 partners, Zé entendeu que ter estabilidade nos próximos meses seria difícil. Segundo o treinador, representantes da SAF estiveram no CT do Gigante da Colina e não tiveram conversas sobre o futuro. O que pode ter deixado a dúvida na cabeça do treinador.
Começo de trabalho no Japão
A equipe comandada por Zé Ricardo ocupa a décima segunda colocação no campeonato japonês, com duas vitórias e um empate nos três últimos jogos. Na entrevista ao podcast Gringolândia, Zé afirmou saber que o objetivo da equipe é fugir do rebaixamento.
Assim que chegou ao clube, o treinador fez um pedido especial aos dirigentes do clube, que foi atendido. O Shimizu S-Pulse comprou o jogador Yago Pikachu, destaque do Fortaleza na temporada até o momento, por 1 milhão de dólares (cerca de R$5,2 milhões).