Com 23 rodadas já disputadas, o Campeonato Brasileiro de 2022 da Série A se aproxima do final e poucos times ainda tem chances consideráveis de ser campeão. Um levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que apenas 6 times tem mais de 1% de chance de conquistar o título. Três times tem mais de 5% de chance, sendo eles: Palmeiras, Fluminense e Flamengo.
Com 49 pontos, o líder Palmeiras tem 8 pontos de vantagem para o Fluminense, e 75,8% de probabilidade de ser campeão. Vice-líder do campeonato, o Fluminense, comandado por Fernando Diniz tem 9,1% de chance. Terceiro colocado, o Flamengo tem 7,4%.
Logo em seguida, o levantamento da UFMG traz Corinthians, Athlético-PR e Internacional, com 3,3%, 2,2% e 1,6%, respectivamente.
Campeão em 2021, o Atlético-MG não conseguiu manter o desempenho da temporada passada e tem chances mínimas de ganhar em 2022. Em sétimo lugar no campeonato brasileiro, o Galo tem 0,25% de chance de ser campeão, de acordo com o levantamento do UFMG.
Com possibilidades mínimas, de 0,001%, o Ceará, 15° no campeonato, ainda pode dizer que está na briga pelo título. Na tabela, a partir do Avaí, décimo sétimo colocado, não existe mais possibilidade de conquista.
Semana de confrontos decisivos para o líder Palmeiras
Líder do campeonato brasileiro e na semifinal da Copa Libertadores, o Palmeiras vive uma semana de confrontos decisivos no torneio doméstico.
Após empatar com o Flamengo, terceiro colocado, no último domingo, 21 de agosto, por 1 a 1, o Palmeiras vai ao Maracanã no próximo sábado, 27 de agosto, para enfrentar o Fluminense, segundo colocado.
Com chances de aumentar a vantagem para 11 pontos, o Palmeiras terá semana livre de treinamentos para o confronto no sábado. O Fluminense, diferente do verdão, enfrentará o Corinthians na próxima quarta-feira, 24 de agosto, pela semifinal da Copa do Brasil.