Um dos quatro grandes de São Paulo, o Corinthians possui uma tradição gigantesca no futebol nacional. Campeão de praticamente tudo o que já disputou, conta com uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil e uma história gigantesca que envolve esporte e democracia. Hoje em dia, todas essas características se encontram em um só lugar: a Arena Corinthians.
Chamada atualmente de Neo Química Arena, em função do patrocinador master do clube, a Arena Corinthians foi inaugurada há menos de uma década, em 2014. Ela é fruto de um desejo muito antigo do Timão que, por décadas afinco, planejava a construção de uma casa própria – mas sempre esbarrava em algum problema.
Também chamada de Itaquerão, a Arena Corinthians se tornou o sonho do torcedor corinthiano que, desde 2014, tem um estádio para chamar de seu. O estádio, desde então, tem sido palco de grandes partidas envolvendo não apenas o Timão como também a Seleção Brasileira e outros representantes mundiais.
Apesar de ter saído do papel somente na década de 2010, a construção da Arena Corinthians já vinha sendo planejada há anos. A história da construção do estádio do Timão é muito antiga e envolve desde planos e projetos fracassados até promessas que só puderam ser cumpridas recentemente.
A história da Arena Corinthians
O Corinthians está longe de ser um time novo. Trata-se de uma equipe centenária que, hoje em dia, é conhecida e respeitada não apenas no Brasil como, também, no mundo. No entanto, assim como outros clubes do futebol brasileiro, o Timão passou anos sem ter um estádio para chamar de seu.
Dirigentes do Corinthians passaram várias décadas prometendo e pautando a construção de um estádio para o clube. No entanto, ia ano e vinha ano e a situação nunca mudava. Na década de 1970, a equipe conseguiu um terreno em Itaquera para construir aquilo que viria a ser a Arena Corinthians, mas o projeto nunca caminhou.
Nas décadas seguintes, o desejo de uma casa para o Timão envolveu campanha com os jogadores, ONG’s, publicidade na televisão e muito mais. Acontece que nada dava certo. Foi então que, em 2010, o então presidente do Corinthians, Andrés Sanches, afirmou que estava com um projeto para construção de um estádio para o clube.
O plano acabou dando mais certo ainda quando, em 2011, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) considerou o Morumbi como inadequado para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Nesse intermédio, foi oferecida a Arena Corinthians para ser uma das sedes do Mundial – e a instituição aceitou.
As obras de construção da Arena Corinthians tiveram início no dia 30 de maio de 2011. O trabalho seguiu até o dia 15 de abril de 2014, quando os trabalhos foram finalizados. A casa do Timão estava pronta para receber não apenas a sua torcida, pela primeira vez em um estádio próprio, como também o Brasil.
As inaugurações da Arena Corinthians
Diferentemente da grande maioria dos estádios brasileiros, a Arena Corinthians não teve uma grande partida simbólica com o seu clube na inauguração. Na verdade, quem inaugurou o gramado do estádio foram os próprios operários que trabalharam em sua construção, os quais realizaram uma partida fechada no dia 1 de maio de 2014 – o Dia do Trabalhador.
Os atrasos nas obras da Arena Corinthians fizeram com que ela não pudesse ser testada em sua plenitude antes da Copa do Mundo de 2014. No dia 10 de maio, no entanto, foi feita uma partida entre Corinthians x Corinthians, a qual reuniu craques que marcaram história no Timão ao longo das décadas.
Já o primeiro jogo oficial realizado na Arena Corinthians foi no dia 18 de maio de 2014. Nessa data, Corinthians e Figueirense se enfrentaram em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O Timão, no entanto, não levou a melhor na abertura de sua casa, uma vez que a equipe de Santa Catarina venceu pelo placar de 1 a 0.
Foram períodos conturbados, de desejos até a confirmação das obras e a demora nas mesmas – as quais geram polêmicas até os dias de hoje. No entanto, no fim das contas, a Arena Corinthians esteve pronta para receber algumas partidas da Copa do Mundo de 2014 – e assim o fez.
Grandes partidas disputadas na Arena Corinthians
Depois dos jogos dos operários, dos ídolos e do time oficial, a Arena Corinthians finalmente recebeu a abertura da Copa do Mundo de 2014. Foi lá onde aconteceu o primeiro passo da Seleção Brasileira naquele Mundial: a vitória por 3 a 1 em cima da Croácia, no dia 12 de junho – a qual é lembrada por muitos não pelo resultado positivo, mas sim pelo gol contra de Marcelo logo no início do jogo.
A Arena Corinthians recebeu seis jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo a abertura. Dos demais, três ocorreram na fase de grupos (Uruguai x Inglaterra, Holanda x Chile e Coréia do Sul x Bélgica), e dois na fase mata-mata (Argentina x Suíça e Argentina x Holanda).
A casa do Timão também esteve entre os estádios sede dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016. A Arena Corinthians foi utilizada nas partidas do futebol feminino (incluindo a disputa pelo bronze entre Brasil e Canadá); e também no masculino (incluindo as quartas de final, em que o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0).
Em 2019, a Arena Corinthians voltou a ser sede de uma competição envolvendo a seleção brasileira: a Copa América. Ao todo, três partidas foram disputadas na casa do Timão: Brasil x Peru (5 a 0) na fase de grupos; Colômbia x Chile (0 x 0) nas quartas de final); e Argentina x Chile (2 a 1) na briga pelo terceiro lugar.
Detalhes e curiosidades da Arena Corinthians
A Arena Corinthians é considerada como o 13º maior estádio de futebol do Brasil. Localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, ele tem capacidade total para 49.205 espectadores.
O estádio teve avaliação cinco estrelas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), órgão do Ministério do Esporte. A partida de maior público na Arena Corinthians foi, justamente, a semifinal da Copa do Mundo de 2014 entre Holanda e Argentina, na qual os argentinos avançaram nos pênaltis.