O Brasil é repleto de estádios que, apesar de não estarem no circuito Rio, Minas e São Paulo, tem muita história para contar. Alguns, inclusive, são conhecidos por receberem torcidas apaixonadas e se tornarem um verdadeiro inferno em jogos decisivos. E esse é justamente o caso do estádio Serra Dourada, a casa do futebol em Goiás.
Localizado em Goiânia, a capital de Goiás, o Serra Dourada, é o estádio dos principais clubes do estado. Nele jogam equipes como Goiás e Atlético Goianiense (ambos na Série A do Brasileirão atualmente), Vila Nova (hoje na disputa da Série B do Brasileiro) e Goiânia (que não possui divisão nacional).
Foi inaugurado em 1975, época em que contava com capacidade para mais de 70 mil torcedores. No entanto, com o passar dos anos, foram necessárias obras de segurança e inclusão de novos setores que acabam diminuindo a capacidade do estádio – mas não a sua grandeza, de uma maneira geral.
Em quase cinco décadas de história, o estádio Serra Dourada já foi palco de grandes partidas envolvendo os principais clubes goianos. O Goiás, por sua vez, já protagonizou disputas inesquecíveis em nível nacional dentro da arena que, hoje, é utilizada para muito mais do que apenas o futebol.
A história do estádio Serra Dourada
Goiás nunca foi o principal expoente do futebol no Brasil, mas sempre teve seus clubes figurando entre as primeiras divisões nacionais. Sendo assim, nos anos 70, já estava mais do que na hora do estado receber um bom estádio. E foi justamente no início da década que nasceu o estádio Serra Dourada.
Em 1973 começaram as obras do estádio que viria a se tornar a casa do futebol em Goiás. O projeto arquitetônico do Serra Dourada, considerado inovador para a época, partiu das mãos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, capixaba que em 2006 venceu o Prêmio Pritzker – o mais importante do mundo no ramo da Arquitetura.
O projeto apresentava inovações como, por exemplo, os vãos nas arquibancadas posicionadas logo atrás dos gols. Esteticamente, tratava-se de uma arena moderna, diferenciada e que permitia a refrigeração natural de todo o espaço interno, diminuindo o típico calor de Goiás para os torcedores e jogadores.
O Serra Dourada foi inaugurado no dia 09 de março de 1975, em um amistoso que é encarado como um tanto quanto bizarro. O confronto inaugural ficou a cargo da Seleção Goiana e Portugal, que na época já não contava mais com Eusébio e outros tantos craques portugueses que marcaram época nos anos 1960.
Curiosamente, quem levou a melhor nesse confronto foram os goianos. Portugal saiu na frente, com Octávio Machado sendo o primeiro jogador a marcar no estádio Serra Dourada. A Seleção Goiana, no entanto, conseguiu reverter o placar e virou. Resultado final: 2 a 1 para os donos da casa.
Grandes partidas disputadas no estádio Serra Dourada
Apesar de não ter sido relacionado para a Copa do Mundo de 2014, quando muitos estádios foram construídos praticamente do zero, o Serra Dourada já sediou grandes partidas de futebol. Algumas, inclusive, envolvem justamente a passagem da seleção brasileira – detentora do recorde de público no estádio.
Em 1989, o Serra Dourada foi palco de algumas partidas da Copa América, após orientações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e CONMEBOL. O estádio goiano recebeu os jogos do Grupo B da competição, o qual contava com as seleções da Argentina, Uruguai, Chile, Equador e Bolívia.
Antes disso, em 1980, o Serra Dourada já havia sido utilizado para partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Em 2011, voltou a ser utilizado pela Seleção Brasileira, em um amistoso contra a Holanda. O mesmo ocorreu em 2014, mas o adversário do Brasil foi outro: o Panamá.
Em 1978, o Serra Dourada recebeu o maior público da sua história entre dois clubes (e não seleções). No ano em questão, Vila Nova e Goiás se enfrentaram em partida válida pelo Campeonato Goiano. O jogo foi assistido por nada mais nada menos do que 76.583 pessoas – em uma época em que o estádio possuía uma grande capacidade.
Detalhes e curiosidades do estádio Serra Dourada
Serra Dourada é apenas o apelido do estádio em questão, ainda que seja o nome mais utilizado por todos que conhecem o clube. O verdadeiro nome da arena é Estádio do Governo do Estado de Goiás, justamente pelo fato de pertencer ao governo estadual – e não a um clube em específico.
Atualmente, o Serra Dourada conta com capacidade para 50.049 espectadores, número bastante inferior ao de seus primeiros anos de existência. O recorde de público da história do estádio ocorreu em 19 de março de 1978, no amistoso entre Seleção Goiana e Seleção Brasileira, quando 77.790 pagantes assistiram o jogo in loco.
Na lista dos 18 maiores públicos da história do Serra Dourada está, curiosamente, uma partida que não envolve nenhum clube de Goiás. Estou falando do jogo entre Flamengo x Atlético Mineiro, pela Libertadores da América de 1981, que ocorreu no estádio goiano, por ser um jogo de desempate.