Quem já assistiu a uma partida do Fortaleza ou do Ceará dentro da Arena Castelão sabe porque essa casa é considerada tão especial para o futebol brasileiro. Presente na lista dos 60 maiores estádios de futebol do mundo, e um dos 10 maiores do Brasil, o estádio é uma verdadeira pérola do esporte no Nordeste do país.
Localizado em Fortaleza (Ceará), a Arena Castelão é não apenas a casa do Fortaleza – clube que, nos últimos anos, vem conquistando o seu espaço na elite do futebol brasileiro – quanto o Ceará. Foi inaugurado em 1973 e tem como nome oficial Estádio Governador Plácido Castelo, ainda que geralmente seja chamado pelo seu “apelido”.
Completamente remodelado em 2012 para a Copa do Mundo de 2014, a Arena Castelão é, de longe, um dos estádios mais modernos do país. Foi pioneiro em algumas tecnologias do segmento no Brasil e é avaliado pelo Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádios (Sisbrace), órgão ligado ao Ministério do Esporte, como nota máxima (cinco).
Em quase cinco décadas de história, a Arena Castelão já foi protagonista em diversos momentos. Para o Fortaleza é a melhor casa possível, não à toa encantou o Brasil em diversas oportunidades. No entanto, também já foi sede de partidas internacionais envolvendo a própria Seleção Brasileira – como você verá a seguir.
A história da Arena Castelão
A história da Arena Castelão começa no final da década de 1960. Na época, não apenas o Fortaleza e o Ceará, como o estado cearense como um todo, buscavam a construção de um novo e grande estádio para a federação. Foi então que, em 1968, os planos começaram pouco a pouco a sair do papel.
O antigo governador do estado do Ceará, Aderaldo Castelo, foi o responsável pelo início das obras do estádio olímpico. Em 68, ele criou a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), a qual ficou a cargo da coordenação dos trabalhos de construção da Arena Castelão.
Depois de uma série de trâmites envolvendo o local onde seria construído o estádio, ficou-se decidido que a Arena Castelão seria levantada em um terreno que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Em 11 de novembro de 1973, então, finalmente foi feita a inauguração do estádio de futebol.
A inauguração partiu das mãos do então governador César Cals de Oliveira Filho. A partida inaugural não podia ser diferente: um amistoso entre Ceará e Fortaleza, o chamado Clássico-Rei (um dos maiores, em nível de rivalidade, do Brasil), o qual terminou em 0 a 0 e foi assistido in loco por cerca de 70 mil torcedores.
Grandes jogos disputados na Arena Castelão
Ao longo das suas quase cinco décadas de história, a Arena Castelão já foi palco de inúmeras competições. Em nível de clubes, para as partidas do Fortaleza e Ceará, já sediou jogos do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa Libertadores da América.
No entanto, não foi somente o Fortaleza e o Ceará que fez história jogando na Arena Castelão. A seleção Brasileira também já atuou em três competições no estádio do Nordeste: a Copa das Confederações de 2013 (na qual terminou campeã), as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e a própria Copa do Mundo de 2014.
Na Copa das Confederações de 2013, a Arena Castelão foi palco de três jogos – entre eles, a semifinal entre Espanha e Itália, na qual os espanhóis garantiram a vitória nos pênaltis. No entanto, em nível internacional, foi a Copa do Mundo de 2014 que colocou o estádio do Fortaleza em evidência de fato.
Na Copa de 2014, a Arena Castelão foi palco de seis partidas ao todo. Destas, quatro ocorreram na fase de grupos (sendo uma delas o empate em 0 a 0 entre Brasil e México). As outras duas foram Holanda e México, nas oitavas de final, e Brasil x Colômbia, nas quartas de final (a última vitória da Seleção Brasileira na competição daquele ano).
Detalhes e curiosidades da Arena Castelão
A Arena Castelão é, hoje em dia, considerado o quarto maior estádio do Brasil, com capacidade para 63.904 espectadores. No entanto, esse número só foi alcançado depois de diversas obras, uma vez que o estádio costumava comportar muito mais pessoas.
Não à toa, o recorde de público da Arena Castelão é quase duas vezes maior esse número. Em 27 de agosto de 1980, incríveis 118.496 pessoas compareceram ao estádio do Fortaleza para assistir presencialmente a partida entre Brasil e Uruguai, um simples amistoso – o primeiro da seleção no local.
Quanto aos clubes, o maior público da história ocorreu durante a disputa da Série C de 2016, Na ocasião, 63.903 espectadores assistiram na Arena Castelão a partida entre Fortaleza e Juventude. Ali, inclusive, começava a ascensão do clube cearense no futebol brasileiro.