Que os alemães são apaixonados por futebol, isso não é segredo para ninguém. Basta andar de metrô nos arredores de Munique em dia de jogos para perceber isso nitidamente. E, nessa cidade em específico, talvez nenhum estádio brilhe e ferva tanto quanto o Allianz Arena: a casa do Bayern de Munique.
Localizado no distrito de Fröttmaning, ao norte da capital da Alemanha, o Allianz Arena é, hoje em dia, um dos estádios mais modernos e famosos do mundo. Muito se deve por conta do seu representante, o Bayern de Munique, que de tempos em tempos surge com times considerados simplesmente imbatíveis para muitos.
Inaugurado há pouco menos de duas décadas, o Allianz Arena, como tantos outros, surgiu muito impulsionado por conta da maior competição de futebol de todas: a Copa do Mundo. No entanto, mais do que isso, ela acabou também se tornando a casa de um dos principais clubes da Alemanha, substituindo o estádio Olympiastadion.
Apesar de ser um estádio recente, ainda mais quando comparado a outros dos gigantescos alemães e da Europa, o Allianz Parque tem muita história para contar. Afinal de contas, ele não apenas sediou partidas históricas do Bayern de Munique como, também, foi palco de grandes confrontos internacionais.
A história do Allianz Arena
No início da década de 2000, o escritório suíço Herzog & de Meuron apresentou o projeto daquele que seria um dos principais estádios da Alemanha: o Allianz Arena. O estádio fazia parte da construção de uma possível nova vanguarda arquitetônica de edifícios esportivos, dando início a uma série de inovações nesse setor.
Em 2002 foi dada a largada nas obras de construção do Allianz Arena, que só acabou sendo inaugurado em 30 de maio de 2005 – cerca de um ano antes da Copa do Mundo da Alemanha. Houveram duas partidas inaugurais no estádio: TSV 1860 x Nuremberg e FC Bayern x Seleção Alemã.
A construção do Allianz Parque foi de 340 milhões de euros. Cerca de 10 anos depois da sua inauguração, o estádio passou pela sua primeira reforma. Na época, já estava todo projetado com base na arquitetura dos estádios ingleses, ao menos em termos de arquibancada e outros critérios em específico.
Apesar de ser visto hoje como o estádio do Bayern de Munique, nem sempre foi assim. Inicialmente, ele pertencia ao TSV 1860, mas ainda em 2006 o clube fez a compra de boa parte dos direitos e se tornou o mandante oficial. Em 2015, graças ao patrocínio da Allianz, acabou quitando o valor total da arena – que levou o nome do patrocinador.
Grandes partidas disputadas na Allianz Arena
O Allianz Arena nasceu predestinado a receber grandes partidas de futebol, não à toa recebeu alguns dos jogos da Copa do Mundo de 2006. O estádio foi palco não apenas da abertura da competição como, também, de outros seis jogos – sendo que quatro foram na fase de grupos e dois no mata-mata.
Na fase de grupos, os confrontos de destaque que ocorreram no Allianz Parque foram Alemanha 4 x 2 Costa Rica e Brasil 2 x 0 Austrália. Já no mata-mata, o estádio recebeu Alemanha 2 x 0 Suécia nas Oitavas de Final e Portugal 0 x 1 França na Semifinal, com casa cheia em absolutamente todas as partidas.
Além dos muitos jogos de Bundesliga e Copa da Alemanha, a Allianz Arena já foi palco de uma final de Liga dos Campeões da Europa. O feito aconteceu em 2012, quando, curiosamente, a final ficou entre Bayern de Munique (os donos da casa) e Chelsea, que chegava para a sua primeira grande decisão da competição.
Por fim, os ingleses levaram a melhor nos pênaltis e se consagraram campeões da Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez, na casa do adversário. Essa, no entanto, não será a última vez que o Allianz Arena irá receber uma final de Champions. Isso porque o estádio já está confirmado como sede de uma das próximas finais.
A Federação Europeia de Futebol (UEFA) anunciou recentemente quais serão os estádios que irão sediar as próximas finais de Liga dos Campeões. Em 2025, na decisão da temporada 2024/2025, será o Allianz Arena o palco da decisão.
Detalhes e curiosidades do Allianz Arena
Com 17 anos de existência, o Allianz Arena é um dos poucos estádios a ser considerado cinco estrelas pela UEFA. Isso se dá, principalmente, por toda a parte tecnológica e arquitetônica que foi implementada no edifício esportivo, o qual se tornou, de certa forma, referência internacional nesse quesito.
Inicialmente, o Allianz Arena possuía espaço para até 71 mil espectadores em partidas da Bundesliga. No entanto, em 2015, o estádio passou pela sua primeira reforma e teve capacidade aumentada para até 75 mil torcedores.
Vale ressaltar que, apesar de ser o estádio do Bayern de Munique, ele se trata de uma verdadeira atração turística. Não à toa, o Allianz Arena fica aberto durante todo o ano, uma vez que em seus níveis se encontram centros comerciais, lojas e até mesmo um parque ecológico.