A escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022 foi, e ainda é, repleta de polêmicas. Seja pela controversa política do país ou, até mesmo, pelas denúncias de trabalho escravo na construção dos estádios. No meio de toda essa tempestade, uma coisa é certa: o escolhido para final do Mundial já tem nome e está pronto, será o Estádio Nacional de Lusail.
O Estádio Nacional de Lusail é um dos oito estádios que foram escolhidos para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2022, e um dos sete, no país, a ser construído do zero para isso. Desde o anúncio da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de que o Catar seria o escolhido como sede do Mundial, começou-se a se pensar e viabilizar as construções.
O resultado? O Estádio Nacional de Lusail é não apenas o maior de todo o Catar (em termos de capacidade para espectadores), como também, um dos maiores do mundo. Trata-se de uma construção completamente moderna, pautada pelo conforto e pela arquitetura do país – assim como pelas polêmicas envolvendo sua construção.
Localizado na cidade de Lusail, o estádio pertence à Associação de Futebol do Catar. Assim como muitos daqueles que foram construídos para as Copas anteriores, ele será, a partir de então, a casa da Seleção Qatariana de Futebol – a qual, obviamente, irá disputar o Mundial deste ano.
A história e processo de construção do Estádio Nacional de Lusail
A história do Estádio Nacional de Lusail começa muito antes do ano da Copa do Mundo do Catar. Em 2014, foi escolhido o consórcio que seria responsável pela construção da arena, o qual acabou caindo nas mãos da HBK Constructing (HBK) e China Railway Construction Corporation (CRCC).
O Estádio Nacional de Lusail foi projetado pela Foster + Partners, uma das mais renomadas empresas de arquitetura do mundo. Seguindo a linha de todos os estádios da Copa do Mundo, ele será completamente climatizado com base no uso de energia solar e terá pegada de carbono zero – uma novidade entre as arenas.
A construção do Estádio Nacional de Lusail começou em 11 de abril de 2017, e a expectativa era de que ele fosse concluído até 2020. No entanto, aconteceu um “pequeno” problema mundial chamado pandemia do novo coronavírus, o qual acabou afetando diretamente o andamento das obras.
Por fim, a abertura do Estádio Nacional de Lusail acabou ficando para 2021, mais precisamente no dia 22 de novembro. Apesar de pronto, o estádio ainda não recebeu nenhuma partida de inauguração, fato que irá ocorrer no dia 11 de agosto, na partida entre Al Arabi e Al Rayyan.
O Estádio Nacional de Lusail será palco da final da Copa do Mundo
O Estádio Nacional de Lusail será não apenas um dos estádios que mais receberá partidas na Copa do Mundo de 2022 como, também, o escolhido para a final da competição. No dia 18 de dezembro, dezenas de milhares de pessoas poderão acompanhar o último jogo do Mundial de Seleções no Catar.
Ao todo, o Estádio Nacional de Lusail receberá 10 jogos da Copa do Mundo de 2022. Destes, seis serão durante a fase de grupos e quatro na etapa final, de mata-mata. Obviamente, os confrontos da primeira fase do Mundial que serão disputados no local já estão definidos e serão os seguintes:
- Argentina x Arábia Saudita (22 de novembro)
- Brasil x Sérvia (24 de novembro)
- Argentina x México (26 de novembro)
- Portugal x Uruguai (28 de novembro)
- Arábia Saudita x México (30 de novembro)
- Camarões x Brasil (2 de dezembro)
O Estádio Nacional de Lusail também será palco de uma partida das oitavas de final (6 de dezembro), uma das quartas de final (9 de dezembro), uma da semifinal (13 de dezembro) e, como já citado anteriormente, a própria final (18 de dezembro). Sem sombra de dúvidas, é uma das grandes apostas do Catar para esse Mundial.
Curiosidades e detalhes do Estádio Nacional de Lusail
Construído justamente para sediar a Copa do Mundo de 2022, o Estádio Nacional de Lusail ocupa a décima colocação no ranking dos maiores estádios de futebol do mundo. Ele está do Borg el Arab, do Egito, e possui a gigantesca capacidade para 86 mil telespectadores – no entanto, isso deverá ser somente durante o Mundial.
O fato é que o Catar está longe de ser uma das grandes potências do futebol internacional, sobretudo em termos de liga nacional. Sendo assim, a previsão é de que, depois da Copa do Mundo, haja uma reconfiguração no Estádio Nacional de Lusail para que ele fique com 20 mil lugares, apenas.
Mais de 60 mil assentos serão removidos, fazendo com que as partes liberadas sejam utilizadas para outros fins. Ao que tudo indica, esses espaços serão preenchidos com lojas, academias, cafés, instalações educacionais e até mesmo uma clínica médica. Sendo assim, em breve, o Nacional de Lusail estará de fora da lista dos maiores estádios de futebol do mundo.