A sensação de entrar em um estádio lotado e torcer, junto com o público, para o seu time do coração, é simplesmente única. Ver as arquibancadas vibrarem em massa a cada lance de ataque ou defesa que se desenrola no gramado é, de fato, marcante. Agora, imagina tudo isso em um ambiente com mais de 100 mil pessoas? Pois é, pensando nesse sentimento, separamos para você uma lista com os 20 maiores estádios de futebol do mundo.
O fato é que, nos dias de hoje, o futebol não é somente um esporte apaixonante, mas sim uma marca que movimenta muito dinheiro. Isso acaba se refletindo, também, nos próprios estádios de futebol, os quais são desenvolvidos para receberem verdadeiros shows dentro dos gramados – de forma metafórica e literal.
Brasil de fora da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo
Por mais que seja considerado o país do futebol, “dono” da seleção que mais levantou taças de Copa do Mundo, o Brasil está de fora da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo. Em um determinado momento da história, chegou a ser o primeiro colocado, com o Maracanã. No entanto, hoje em dia, o espaço ocupa a 25ª colocação nesse critério.
Dito isso, saiba quais são os 20 maiores estádios de futebol do mundo:
20 – Estádio Shah Alam
A Malásia está muito, mas muito longe de ser uma potência do futebol internacional. Na verdade, nem mesmo em seu continente, a Ásia, ela consegue um mínimo destaque. No entanto isso não impediu que o país com pouco mais de 32 milhões de habitantes tivesse um dos 20 maiores estádios de futebol do mundo.
Na vigésima colocação dessa lista está o Estádio Shah Alam, o qual fica localizado na cidade de mesmo nome. Trata-se de um complexo esportivo que foi inaugurado em 1994 e que recebe os jogos da Primeira Divisão do país, a Super League, sendo a casa do Selangor FA, com capacidade para 80.372 pessoas.
19 – Estádio Lujniki
Logo em seguida na lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo está o Lujniki, a casa do futebol russo. Localizado em Moscou, a capital da Rússia, o estádio tem capacidade para 81 mil pessoas, sendo nada mais nada menos do que o maior do seu país – não à toa, inclusive.
O Lujniki é simplesmente a casa da Seleção Russa de Futebol – e antes disso, da Seleção de Futebol da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Inaugurado em 1956, sediou jogos da Copa do Mundo, Olimpíadas e, até mesmo, final de Liga dos Campeões da Europa.
18 – Estádio Santiago Bernabéu
Na décima oitava colocação da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo está um dos mais tradicionais de todos os tempos. Estamos falando do Estádio Santiago Bernabéu, casa de um clube que, para muitos, é considerado nada mais nada menos do que o maior de todos: o Real Madrid, da Espanha.
Inaugurado em 14 de dezembro de 1947, o Santiago Bernabéu conta com capacidade para 81.044 pessoas – mas há planos de ampliação. Ele já sediou finais de Copa do Mundo (1982), Eurocopa (1964) e, até mesmo, Libertadores da América (2018). Além disso, foi palco de quatro decisões da Liga dos Campeões (1957, 1969, 1980 e 2010).
17 – Stade de France
Da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo, o Stade de France é tido como um dos menos aproveitados – ainda que seja grande, moderno e muito bem visto. Na décima sétima colocação do ranking, ele está localizado na Comuna de Saint-Denis, ao norte da capital francesa, Paris.
O Stade de France foi construído para a Copa do Mundo de 1998, tendo sido inaugurado naquele mesmo ano. Atualmente, ele conta com capacidade para 81.338 espectadores. Foi palco não apenas da final da Copa de 1998 como, também, da Eurocopa de 2016 e de três finais de Champions (2000, 2006 e 2022). Apesar de ser a casa da Seleção da França, ele geralmente é utilizado apenas para amistosos.
16 – Signal Iduna Park
Quem já assistiu a uma partida do Borussia Dortmund em casa sabe que a torcida é capaz de fazer os adversários tremerem. Em dia de decisão, o chamado paredão amarelo realmente toma conta do Signal Iduna Park, a casa do Borussia, localizado na cidade de Dortmund, na Alemanha.
Inaugurado em 2 de abril de 1974, o Signal Iduna Park é a casa do Borussia e tem capacidade para 81.365 torcedores, ocupando a décima sexta colocação na lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo. Com quase cinco décadas de história, a arena já foi utilizada em duas Copas do Mundo (1974 e 2006), mas em nenhuma final da competição.
15 – FedExField
Outro país que está longe de ser uma das principais potências do futebol internacional é os Estados Unidos. Apesar de contar com uma liga que a cada ano que passa cresce mais, ainda está muito distante das cinco mais fortes do mundo – talvez das 10. No entanto, isso não os impede de ter um representante entre os 20 maiores estádios de futebol do mundo.
O FedExField é o décimo quinto maior estádio do mundo, com capacidade para 82 mil torcedores. Acontece que, nesse caso, o futebol tradicional fica em segundo plano. Isso porque se trata de um estádio de futebol americano, casa do Washington Commanders, da NFL. Ainda assim, o espaço, localizado em Landover, volta e meia é utilizado em partidas de futebol.
14 – Croke Park
Na décima quarta colocação da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo está o Croke Park. Localizado em Dublin, na Irlanda, o estádio é nada mais nada menos do que a casa da Seleção Irlandesa de Futebol – a qual, apesar de não possuir muita expressão internacional, é bastante respeitada.
Trata-se de um estádio que tem mais de 100 anos de idade. O Croke Park foi inaugurado em 1884 e, nos primeiros anos, era utilizado para os chamados Jogos Gaélicos. Com o passar dos anos, ele recebeu diversas reformas e passou a ser utilizado, também, para o futebol. Hoje, possui capacidade para 82,3 mil torcedores.
13 – MetLife Stadium
Deu para perceber que, apesar de não ser uma das grandes seleções de futebol, os Estados Unidos possui mania de grandeza dentro do esporte. Não à toa, aparece mais uma vez na lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo – desta vez na décima terceira colocação, com o MetLife Stadium.
No entanto, saiba que o MetLife Stadium se trata, essencialmente, de um estádio de futebol americano. Ele é a casa do New York Giants e do New York Nets, ambos da NFL. Inaugurado em abril de 2010, ele conta com capacidade para 82,5 mil torcedores e já recebeu algumas partidas de futebol (ou soccer, mas os estadunidenses).
12 – ANZ Stadium
Pulando dos Estados Unidos para a Austrália, temos o décimo segundo colocado na lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo. Estamos falando do ANZ Stadium, oficialmente chamado de Accor Stadium nos dias de hoje, a casa da Seleção Australiana de Futebol.
Localizado na capital da Austrália, Sydney, o ANZ Stadium foi inaugurado em março de 1999. Ele tem capacidade para 83,5 mil torcedores e é não apenas a casa da seleção como, também, do Western Sydney Wanderes FC. O espaço é utilizado tanto para futebol quanto para jogos de críquete e rugby.
11 – Estádio Salt Lake
Outro país que está longe de ser uma potência futebolística mas que marca presença na lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo é a Índia. Nesse caso, o país leva a décima segunda colocação para casa com o Estádio Salt Lake, a casa da Seleção Indiana de Futebol e de outros três clubes.
Localizado na cidade de Calcutá, o Salt Lake foi inaugurado em 1984 e possui, atualmente, capacidade para 85 mil pessoas. Ele é utilizado não apenas para partidas de futebol como, também, de críquete e atletismo. É a casa, também, do ATK, Mohun Bagan AC e East Bengal FC.
10 – Estádio Borg el Arab e Estádio Nacional de Lusail
Na décima colocação da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo estão duas arenas, empatadas: o Borg el Arab, do Egito, e o Nacional de Lusail, do Catar. Ambos possuem capacidade para 86 mil torcedores e são a casa de suas respectivas seleções, o Egito e o Catar.
O Estádio Borg el Arab foi inaugurado em 2007 e está localizado na estrada que liga o Cairo à cidade de Alexandria. Já o Estádio Nacional de Lusail, foi inaugurado em 2021, tendo sido construído justamente para sediar algumas das partidas da Copa do Mundo de 2022. Ele está localizado na cidade de Lusail.
9 – Estádio Nacional Bukit Jalil
E se já era incomum ter a Malásia uma vez na lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo, imagine duas. Pois é, a repetição do país vem justamente na nona colocação com o Estádio Nacional Bukit Jalil, localizado na cidade de Kuala Lumpur, e que é casa da Seleção Malaia de Futebol.
Inaugurado em julho de 1998, o Estádio Nacional de Bukit Jalil é, na verdade, um complexo esportivo. Ele foi construído para os Jogos de Commonwealth de 1998 e foi, também, uma das sedes da Copa da Ásia de 2007. Atualmente, ele conta com capacidade para 87.411 torcedores.
8 – Estádio Azteca
Na oitava colocação da lista de 20 maiores estádios de futebol de todos os tempos está uma figura lendária: o Estádio Azteca, do México. Localizado na Cidade do México, o espaço é não apenas a casa da Seleção Mexicana de Futebol como, também, de dois dos maiores clubes do país: o América e o Cruz Azul.
Inaugurado em 1966, o Estádio Azteca já teve capacidade para mais de 100 mil torcedores, mas acabou tendo esse número minorado por questões de segurança. Hoje, ele suporta até 87.523 pessoas. Trata-se de um dos poucos estádios que sediou a final de duas Copas do Mundo (1970 e 1986).
7 – Wembley Stadium
Estava estranho ver, até agora, a Inglaterra de fora da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo. Afinal de contas, estamos falando de um dos países mais apaixonados por esse esporte, os quais são não apenas os inventores do mesmo como, também, sede da liga mais competitiva do mundo: a Premier League.
Mas, na sétima colocação deste ranking, está o Wembley Stadium – a casa da Seleção Inglesa de Futebol. Localizado em Londres, a capital da Inglaterra, o espaço foi inaugurado em 2007 e possui capacidade para 90 mil pessoas. É, tradicionalmente, palco das finais da Copa da Inglaterra e, também, já sediou finais de Liga dos Campeões.
6 – Rose Bowl Stadium
E, mais uma vez, e não a última, temos na lista dos 20 maiores estádios de futebol de todos os tempos um representante estadunidense. Dessa vez estamos falando do Rose Bowl Stadium, localizado na cidade de Pasadena, e que foi construído no longínquo ano de 1922.
Com capacidade para 90.888 pessoas, o Rose Bowl Stadium é o sexto maior estádio de futebol do mundo. Por muitos anos, ele foi a casa do Los Angeles Galaxy, um dos principais clubes da MLS. Mas, para além disso, também recebe diversos jogos de futebol americano.
5 – FNB Stadium
Na quinta colocação da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo está o FNB Stadium, a casa da Seleção Sul-Africana de Futebol. Localizado na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, o local é, também, a casa de um dos principais clubes sul-africanos: o Kaizer Chiefs FC.
Inaugurado em outubro de 1989, o FNB Stadium possui capacidade para 94.736 pessoas. Ele foi não apenas o palco da abertura da Copa do Mundo de 2010 como, também, da final da competição naquele mesmo ano.
4 – Camp Nou
Não dá para falar sobre os 20 maiores estádios de futebol do mundo sem citar nada mais nada menos do que o maior de toda a Europa. Na quarta colocação neste ranking está o Camp Nou, chamado atualmente de Spotify Camp Nou, o estádio de um dos maiores clubes do globo: o Barcelona.
Localizado na cidade de Barcelona, na Espanha, o Camp Nou foi inaugurado em 24 de setembro de 1957. Ele possui capacidade para 99.354 torcedores, mas já chegou a receber um público de mais de 120 mil pessoas antes das obras de minoração. Foi palco de jogos da Copa do Mundo (1982), Eurocopa (1964) e de finais de Liga dos Campeões (1989 e 1999).
3 – Melbourne Cricket Ground
Na terceira colocação da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo está o Melbourne Cricket Ground. Localizado na cidade de Melbourne, na Austrália, ele também é tido como uma das principais casas da Seleção Australiana de Futebol.
Inaugurado em 1853, como um campo de cricket, o estádio possui, hoje em dia, capacidade para 100.024 torcedores. Ao longo dos anos, ele passou por várias reformas e chegou, inclusive, a sediar partidas dos Jogos Olímpicos de Verão (1956 e 2000) e, também, dos Jogos da Commonwealth de 2006. Além disso, é o palco da final da AFL, a principal liga de futebol da Austrália.
2 – Michigan Stadium
E na segunda colocação da lista dos 20 maiores estádios de futebol do mundo temos, mais uma vez, a presença dos norte-americanos – desta vez, a última aparição. A medalha de prata nesse pódio fica para o Michigan Stadium, também conhecido como The Big House.
Construído em 1927, o Michigan Stadium tem capacidade para 107.601 pessoas. Ele pertence à Universidade de Michigan e, na verdade, é sede de um time de futebol: o Michigan Wolverines.
1 – Estádio Rungrado Primeiro de Maio
E o maior estádio de futebol do mundo fica localizado na……..Coréia do Norte. Pois é, apesar de possuir pouca, para não dizer nenhuma, tradição no esporte a nível internacional, os norte-coreanos possuem o Estádio Rungrado Primeiro de Maio, o maior de todo o globo.
Localizado na cidade de Pyongyang, o Estádio Rungrado Primeiro de Maio foi inaugurado em 1989. Ele costuma receber os jogos da Seleção Norte-Coreana de Futebol e conta com capacidade para 114 mil torcedores.