Old Trafford: A histórica casa do Manchester United

O Estádio Old Trafford é o segundo maior estádio do Reino Unido e o décimo primeiro maior estádio da Europa. É a casa do Manchester United, mas é localizado em Trafford, pertencente à região metropolitana de Manchester. Entre 1941 e 1949, o estádio permaneceu em desuso devido a bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

O estádio foi apelidado de “Teatro dos Sonhos” por Bobby Charlton, ídolo dos Red Devils e campeão do mundo com a Seleção Inglesa em 1966, na Copa do Mundo disputada na Inglaterra e que teve o Old Trafford como uma das sedes. Outras grandes competições foram e seguem sendo realizadas no estádio pela magnitude de sua história.

Construção e idealização do estádio centenário

O arquiteto e responsável pela construção do estádio foi o escocês Archibald Leitch, que também projetou estádios como Stamford Bridge, Goodison Park, Anfield, entre outros. O estádio foi inaugurado em 1910, são 112 anos de história no futebol inglês e com um grande prestígio alcançado ao longo dos anos no futebol europeu.

A primeira partida do Estádio Old Trafford aconteceu em fevereiro de 1910, na derrota do Manchester United para o Liverpool pelo placar de 4 a 3. O primeiro título conquistado por um clube no Old Trafford foi na Copa da Inglaterra de 1911, vencida pelo Bradford City sobre o Newcastle United.

A estratégica cidade de Manchester, com uma área industrial importante para o país, foi bombardeada em ataques aéreos alemães no final do ano de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Em março de 1941, um novo ataque aereo nazista destruiu parcialmente o Old Trafford, o que fez o Manchester United ser forçado a jogar no estádio Maine Road, antiga casa do rival Manchester City. O United só voltaria a sua casa em 1949.

Reformulação

Após os ataques e a destruição parcial do estádio durante a Segunda Guerra Mundial, foram concedidas ao Manchester United, pela Comissão de Danos da Guerra, verbas para a remoção dos detritos e para a reconstrução das arquibancadas. O primeiro jogo do United de volta em Old Trafford foi em 24 de agosto de 1949, onde 41.748 espectadores assistiram a vitória por 3 a 0 sobre o Bolton Wanderers.

Na década seguinte, o clube investiu em torno de 40 mil euros na instalação de uma boa iluminação artificial no Old Trafford, para que o estádio pudesse ser usado em partidas de torneios europeus que eram realizadas no fim da tarde dos dias de semana, ao invés de ter que jogar em Maine Road.

Em 1995, o Estádio Old Trafford recebeu melhorias para poder sediar três jogos da fase de grupos, uma partida de quartas de final e uma de semifinal na Euro 96. A capacidade, que era de 56.000 até então, foi ampliada para 67.500 lugares no ano 2000. Três anos mais tarde, o Teatro dos Sonhos sediou a grande final europeia de futebol.

Competições internacionais disputadas no Old Trafford

Naturalmente, o Estádio Old Trafford foi palco de diversas competições esportivas internacionais. Foi uma das sete principais sedes da Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra e vencida pelos anfitriões. Sediou também a Eurocopa 1996 e também a final da UEFA Champions League de 2002-03, entre Milan e Juventus. Recebeu partidas de futebol masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.