FIFA estuda banir mais uma seleção da Copa do Mundo de 2022

A entidade máxima do futebol decidiu banir a seleção da Rússia da repescagem para a Copa do Mundo e pode excluir mais uma seleção que é aliada do país governado por Vladmir Putin.

A Belarus, território pode onde as tropas russas avançaram para invadir a Ucrânia, pode ser excluída dos torneios da FIFA. Apesar de já ter sido eliminada das eliminatórias, a entidade acredita que a presença do país em torneios pode gerar boicote por parte dos adversários. Atualmente, a seleção de Belarus disputará a Nations League.

A decisão não deve afetar somente a equipe nacional, se estendendo também para os clubes. Com isso, o Shakhtyor Soligorsk, atual campeão da Premier League de Belarus, ficaria impedido de disputar as fases preliminares da UEFA Champions League.

Por fim, o Comitê Olímpico Internacional (COI) já anunciou a retirada tanto da Rússia quanto de Belarus de seus torneios.

Saiba mais sobre a Copa do Mundo de 2022

Sem a Rússia, há uma indefinição sobre o que acontecerá com a chave B da repescagem das Eliminatórias Europeias para o torneio; Noruega e Eslováquia enviaram um oficio à FIFA para tentar ficar com a vaga. Os noruegueses alegam ser o melhor terceiro colocado no geral e os eslovacos ficaram em terceiro lugar na chave da Rússia.

Por fim, a entidade anunciar em breve se a Polônia avançará de fase ou enfrentará outra seleção.

A Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Qatar, começa no dia 21 de novembro; a grande final está marcada para o dia 18 de dezembro. O sorteio da fase de grupos ocorre no dia 01 de abril.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.