No alvo: 5 brasileiros que mais marcaram gols de falta

Já faz alguns bons anos que a seleção brasileira sofre com a ausência de um exímio cobrador de bolas paradas. Se essa função esteve em abundância em décadas anteriores, hoje em dia é uma deficiência dentro da equipe do técnico Tite – ainda que não seja algo tão grave. Mas, afinal de contas, você sabe quem são os 5 brasileiros que mais marcaram gols de falta na história?

Recentemente, o jornal Mundo Deportivo, da Catalunha, divulgou uma lista com os 12 jogadores que mais acertaram o alvo em bolas paradas ao longo de toda sua carreira. A lista surpreende não apenas por ser encabeçada por dois brasileiros como, também, por estar 50% preenchida por atletas do Brasil.

Há quase três anos a seleção brasileira não marca um gol de falta

Apesar da lista de jogadores que mais marcaram gols de falta estar repleta de brasileiros, esses cobradores viraram artigo de luxo nos últimos anos. Quando dizemos que tal função é uma deficiência dentro da equipe do técnico Tite, e de tantos outros que o antecederam, estamos sendo sérios para valer.

Para se ter uma breve noção, já fazem quase três anos que a seleção brasileira de futebol não marca um gol de falta. A última vez que um jogador acertou o alvo em uma cobrança de bola parada vestindo a amarelinha foi em 11 de novembro de 2019. Na ocasião, Philippe Coutinho anotou em um amistoso contra a Coréia do Sul.

Agora que você já tem uma breve noção desse contexto, confira quem são os 5 brasileiros que mais marcaram gols de falta na história:

Rogério Ceni – 59 gols

Um goleiro entre os brasileiros que mais marcaram gols de falta? É isso mesmo, o maior ídolo da história do São Paulo, Rogério Ceni, entra para essa lista na privilegiada posição de quinto colocado. Em nível internacional ele está, inclusive, no top 10 – à frente de craques absolutos como Messi e Cristiano Ronaldo.

De longe o goleiro que mais marcou gols na história do futebol internacional, com 131 bolas empurradas para a rede, Rogério Ceni se destaca na lista de cobradores de falta com 59 gols. Ele está empatado com Marcelinho Carioca, o famoso pé de anjo, que fez história com a camisa do Corinthians.

A última vez que Ceni marcou um gol de falta com a camisa do São Paulo foi em 11 de abril de 2015, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista contra o Red Bull Brasil. Na ocasião, o goleiro artilheiro do Tricolor Paulista empurrou a bola para rede depois de mais de dois minutos de confusão para a cobrança.

Ronaldinho Gaúcho – 66 gols

Considerado por muitos como um dos melhores jogadores que o Brasil já teve, Ronaldinho Gaúcho é pai de uma série de feitos dentro do futebol internacional. E um deles é ser justamente um dos brasileiros que mais marcaram gols de falta na história, sendo o quinto que mais marcou no mundo.

Na lista restrita aos brasileiros, Ronaldinho ocupa a quarta colocação com 66 bolas na rede em cobranças de fora da área. O jogador, revelado pelo Grêmio e com passagens por Flamengo, Fluminense e Atlético Mineiro no Brasil, era considerado um exímio cobrador e fez merecer a boa colocação.

Muitos dos grandes feitos de Ronaldinho Gaúcho no futebol internacional foram em cobranças de falta. Um de seus gols mais marcantes, contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002, em que ele encobre o goleiro em um tiro direto que surpreende o guarda-redes, é lembrado até hoje por torcedores e apreciadores do futebol.

Além disso, Ronaldinho é o cara que popularizou a cobrança de falta rasteira, por debaixo da barreira. Ele fez isso vestindo a camisa do Barcelona, do Milan, do Flamengo e, até mesmo, do Galo. Se hoje em dia é comum ver jogadores deitando atrás da barreira, é porque o Bruxo estimulou esse movimento.

Pelé – 70 gols

Não é absurdo nenhum a lista de brasileiros que mais marcaram gols de falta na história contar com o melhor jogador de todos os tempos, não é mesmo? Pelé, o Rei do Futebol, ganhador de três taças da Copa do Mundo e reverenciado até os dias de hoje, entra para essa lista na terceira colocação.

Pelé é não apenas o terceiro brasileiro que mais marcou gols de falta na história como, também, o terceiro jogador que mais marcou gols de falta na história – em levantamento internacional. Em toda a sua carreira, ele empurrou 70 bolas na rede em cobranças de fora da área.

O mais incrível, nesse quesito, é que Pelé era um jogador tão brilhante que os seus outros tantos atributos acabaram escondendo essa mística do Rei. Mesmo sendo o terceiro atleta que mais fez gols de falta, o eterno camisa 10 da seleção brasileira não é necessariamente lembrado por isso – diferente de outros nomes dessa lista.

Juninho Pernambucano – 76 gols

Quando o assunto é cobrança de bola parada no século XX, talvez nenhum jogador a nível mundial seja tão lembrado quanto Juninho Pernambucano. O craque do Vasco e do Lyon é reverenciado por suas cobranças simplesmente sensacionais, a ponto de ocupar a segunda colocação na lista de brasileiros que mais marcaram gols de falta na história.

Com 76 gols de falta, Juninho ocupa a segunda colocação não apenas entre os brasileiros mas entre todos os jogadores de uma maneira geral. Por diversas vezes, o jogador foi decisivo em partidas vestindo a camisa do Vasco e do Lyon com apenas uma bola parada. Era um daqueles jogadores em que uma falta perto da área era tida como pênalti, na visão dos próprios adversários.

Entre os gols de falta mais marcantes da carreira de Juninho Pernambucano está o que ocorreu contra o River Plate, e que deu ao Vasco a classificação à final da Copa Libertadores de 1998. Com a camisa do Lyon, há também a histórica cobrança contra o Bayern de Munique, em partida pela Champions League.

O curioso, no caso de Juninho Pernambucano, é o fato de que ele era conhecido pelas suas cobranças de longa distância. No entanto, não tinha um chute tão forte ou rápido quanto o de Roberto Carlos, por exemplo. As faltas do jogador brasileiro eram quase que uma mistura perfeita entre força e jeito.

Zico – 101 gols

E no topo da lista de brasileiros que mais marcaram gols de falta na história, com muitas sobras, está o craque do Flamengo e da seleção brasileira, Zico. O galinho, que fez história com o rubro-negro e até hoje em dia é considerado ídolo máximo da torcida do Mengão, é referência internacional em bolas paradas até os dias de hoje.

Com 101 gols de bola parada fora da área anotados, Zico é não apenas o brasileiro como, também, o jogador que mais marcou gols de falta da história. Ele está muito à frente de Juninho Pernambucano nesse saldo, por exemplo, que é o segundo colocado. As faltas eram, sem sombra de dúvidas, uma das grandes virtudes do galinho.

Zico é outro jogador que fazia com que os adversários ficassem preocupados em qualquer bola parada. Fosse perto ou longe da grande área, as cobranças do galinho levavam muito perigo para o goleiro – e na maioria das vezes a bola acabava, de fato, estufando o fundo da rede.

Como já citado anteriormente, existem alguns jogadores no cenário internacional para quem as faltas eram encaradas quase como cobranças de pênalti, um gol quase que certo. Zico, certamente, é o cara que definiu isso.