Um dos maiores craques da história do futebol brasileiro, Romário foi o gênio da área. Seu poder de finalização associado a dribles curtos o tornaram um atacante mortal e temido no mundo inteiro, sendo peça essencial na conquista de uma Copa do Mundo. No entanto, poucas pessoas sabem a origem do seu nome.
O nome do “Baixinho” remete a uma atração da rádio que fez enorme sucesso no Brasil, nos anos 1940: o programa de César Alencar. O Brasil parava para ver as atrações do programa. Em meio a sucessos como Emilinha Borba – a grande estrela – e Orlando Silva, um deles chamava atenção especial: Romário, o Homem Dicionário. O pai do jogador Romário era fã desse cara.
Romário desafiava a todos os ouvintes a descobrirem uma palavra a qual ele não soubesse o significado. Os fãs mais fervorosos do quadro passavam a semana tentando achar alguma palavra para colocar Romário contra a parede. Mas ele não errava uma.
Além de ser radialista, Romário era militar de carreira. Coronel da Polícia Militar, ele nasceu em Magé e morreu em Niterói. Alcançou cargos de prestígio no meio militar e chegou a ser um dos fundadores da Escola de Oficiais da PM.
E o Baixinho?
Romário teve uma das carreiras mais vitoriosas do futebol brasileiro. Ele chegou a ser eleito o melhor do mundo pela FIFA em 1994, além de ter ganhado o Ballon D’Or no mesmo ano (em edição revisada de 2015).