Que o Campeonato Brasileiro é uma das ligas mais equilibradas do mundo, isso não é segredo para ninguém. Praticamente todos os anos, cerca de 10 ou oito clubes iniciam a competição sendo encarados como possíveis candidatos ao título – o que nem sempre acontece para alguns. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 5 grandes times que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão.
O futebol brasileiro conta com aquele grupo de clubes que está sempre, ou quase sempre, brigando pela parte de cima da tabela. Durante um período, essa “patota” era chamada de O Clube dos 13 e contava, justamente, com treze representantes. No entanto, alguns ficaram pelo meio do caminho, graças às quedas consecutivas de divisões.
Ainda assim, tirando as fases ruins, que para alguns clubes pode demorar um bom tempo, há sempre um título ou outro pingando no colo dessas equipes. Acontece que, quando o assunto é Brasileirão, a situação é um pouco mais complicada – o que leva a jejum de décadas para alguns gigantes.
Dito isso, confira quais são os 5 grandes times que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão:
Internacional – 42 anos
O Internacional de Porto Alegre é, inegavelmente, um dos maiores clubes do Brasil. A equipe gaúcha praticamente sempre está figurando na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro e, inclusive, é um dos times brasileiros que mais venceram competições internacionais.
No entanto, atualmente, o Internacional é um dos 5 grandes times que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão. Apesar de ser uma referência no futebol nacional, os colorados estão há 42 anos sem ver o título do Campeonato Brasileiro dar as caras no Beira-Rio – o maior jejum entre os principais gigantes do Brasil.
A última vez que o Internacional foi campeão do Campeonato Brasileiro foi no longínquo ano de 1979. Naquele ano, o Colorado decidiu o título da competição, que ainda era disputada em formato de mata-mata, contra o Vasco. O saldo acabou sendo bastante elástico: 4 a 1 no agregado.
Aquele foi o terceiro e último título de Brasileirão do Internacional até então. O elenco era um dos mais lendários já montados pela equipe gaúcha, com craques como o ídolo Falcão, José Benítez, Cláudio Mineiro, Mário Sérgio, Mauro Galvão, Chico Spina e companhia.
Botafogo – 26 anos
Seguindo a ordem de grandeza, ou ao menos expressão nacional, temos um clube que não vive uma boa fase nos últimos anos. Apesar de ser lembrado pelos anos de ouro do século passado, o Botafogo está há muito tempo na fila para a conquista de um grande título – e o Campeonato Brasileiro é um dos principais destes.
O Botafogo é um dos 5 grandes times que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão – ao menos da Série A. O Fogão, que foi campeão da Série B em 2021, está há 26 anos sem levantar o caneco da principal competição nacional. Nos últimos anos, inclusive, esteve bem longe disso.
A última vez que o Botafogo foi campeão brasileiro foi em 1995. Na época, o Fogão decidiu o título do campeonato contra o Santos, em dois jogos bastante apertados. Na partida de ida, 2 a 1 para o Fogão. Já na volta, 1 a 1 para a equipe carioca, para definir a conquista mais recente da sua história.
O elenco do Botafogo naquele Campeonato Brasileiro de 1994 também era bastante marcante. O Fogão contava com grandes nomes como Leandro Ávila, que também teve boas passagens por Palmeiras e Flamengo, Donizete e, tinha como craque da equipe o artilheiro Túlio Maravilha.
Grêmio – 25 anos
O Grêmio é mais um gigante do futebol brasileiro que está há mais de uma década sem ver a taça do Campeonato Brasileiro ser levantada em seu estádio. E definitivamente não vai ser esse ano que o tricolor gaúcho irá por fim a esse jejum, visto que em 2022 ainda disputa a Série B do Brasileirão.
O tricolor gaúcho é, sem sombra de dúvidas, um dos 5 grandes times brasileiros que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão. A última vez que o Grêmio levou esse título para casa foi em 1996, logo após o Botafogo, que também vive esse jejum. Sendo assim, já são 25 anos na fila.
A final do Brasileirão de 1996, inclusive, foi decidida contra outra equipe que há muitos anos não dá as caras na elite do futebol brasileiro: a Portuguesa. No entanto, engana-se quem pensa que foi jogo fácil. O Grêmio perdeu a primeira partida por 2 a 0 e venceu a segunda pelo mesmo placar, levando vantagem por conta da campanha.
O elenco do Grêmio de 1996 também é lembrado com muito carinho pela torcida gaúcha. A equipe contava com craques como Paulo Nunes, o famoso Diabo Loiro, Emerson, Carlos Miguel, Roger Machado e, no gol, tinha Danrlei.
Vasco – 21 anos
E para fechar a lista dos gigantes do futebol brasileiro que ficaram mais de uma década sem levantar o principal título nacional, temos ninguém mais ninguém menos do que o Vasco. Referência no futebol nacional entre as décadas de 1970 e 1990, o Gigante da Colina não levanta a taça do Campeonato Brasileiro já faz um bom tempo.
O Vasco entra na lista dos 5 grandes times que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão justamente por estar há 21 anos na fila. A última vez que o Gigante da Colina realizou esse feito, certamente lembrado com muito carinho pela torcida, foi no ano de 2000 – também antes do início da era dos pontos corridos.
Em 2000, o Vasco surpreendentemente decidiu a final do Campeonato Brasileiro contra o São Caetano – outro clube que, assim como a Portuguesa, não vê a elite do futebol nacional há muito tempo. O Gigante da Colina empatou o jogo de ida por 1 a 1, mas venceu na volta por 3 a 1 e acabou se consagrando vencedor.
O elenco do Vasco naquele título de 2000 também é simplesmente inesquecível. A equipe carioca tinha pelo menos quatro jogadores que estão entre os melhores da história do Brasileirão, entre eles, craques absolutos como Romário, Viola, Edmundo, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano.
Santos – 17 anos
E para fechar a lista dos 5 grandes times que estão há mais tempo sem conquistar o Brasileirão, temos o Santos. Apesar de ter formado times memoráveis na última década e revelado grandes jogadores, como o próprio Neymar, faz mais de uma década que o Peixe não levanta esse caneco.
A última vez que o Santos realizou esse feito foi em 2004 – dessa vez, já na chamada era dos pontos corridos. Sendo assim, já são 17 anos sem ser campeão do Campeonato Brasileiro – ainda que tenha, nesse meio tempo, levado para casa a Libertadores e outros títulos importantes.
A disputa daquele título de 2004 foi bastante apertada para os meninos da Vila. O Santos terminou o campeonato com 89 pontos somados, apenas três a mais do que o segundo colocado, o Atlético Paranaense, que havia conquistado o Brasileirão três anos antes.
O elenco do Santos também era memorável, com grandes revelações na época. Era o caso de Robinho, então com apenas 20 anos de idade; Diego, hoje jogador do Flamengo, com 19, e Elano, que já tinha 23. Além disso, contava com Ricardinho, André Luís e outros tantos bons atletas.