Se a distancia do líder para o vice e do quarto para o quinto colocado na Série B é grande, a disputa pela artilharia segue bem disputada.
Todos os quatro principais goleadores da competição marcaram na penúltima rodada do primeiro turno e mantiveram a disputa quente. Ao todo, três jogadores dividem a liderança na artilharia.
Na vitória do Grêmio por 3×0 diante do Tombense no último sábado (16), Diego Souza balançou as redes duas vezes e chegou a nove gols na segunda divisão. No mesmo dia, Gabriel Poveda abriu a contagem para a vitória do Sampaio sobre o Vasco por 3×1.
Também no sábado, Anselmo Ramon conseguiu a igualdade para o CRB diante do Brusque nos acréscimos. Já na sexta-feira (15), Lucca, da Ponte Preta, marcou o gol da Macaca no empate em 1×1 com o Criciúma, em Santa Catarina.
Confira a corrida pela artilharia da Série B do Brasileirão de 2022
- Diego Souza (Grêmio), Lucca (Ponte Preta) e Gabriel Poveda (Sampaio Corrêa) – 9 gols
- Anselmo Ramon (CRB) – 6 gols
- Edu (Cruzeiro), Fabinho (CRB), Raniel (Vasco) e Ciel (Tombense) – 5 gols
A classificação da Série B
Dono do melhor ataque, com 23 gols, o Cruzeiro também possuí a melhor campanha do torneio. A raposa lidera com 41 pontos, sete a mais que o Vasco da Gama, que é o vice.
Fechando a zona de acesso à elite do futebol brasileirão, estão dois tricolores: Bahia e Grêmio. O time do Nordeste tem 33 pontos e é o terceiro colocado, já os gaúchos estão com 32, seis acima do Sport, que é o primeiro fora do G-4.