O Vasco é reconhecido por ter uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro. As raízes do clube estão ligadas com a luta contra o racismo e a classe operária, que construiu São Januário. E essa história vai virar um filme.
A Amazon Prime vai produzir um filme sobre os “Camisas Negras”, a equipe do Vasco de 1923 que ficou marcada como símbolo de resistência contra o preconceito e o racismo. O elenco contará com um reforço de peso: Lázaro Ramos – que é esposo da vascaína Taís Araujo.
A ideia é que a produção fique pronta até 2024, quando se completam 100 anos da chamada “resposta histórica”, quando o Vasco publicou um documento manifestando que não disputaria o Campeonato Carioca, já que os rivais e a federação da época proibiam jogadores negros, operários e analfabetos de o disputarem.
Recentemente, Lázaro Ramos esteve presente em São Januário para colher dados e documentos com Centro de Memória do Vasco e com o departamento de Responsabilidade Social. Uma produção audiovisual sobre os Camisas Negras é um desejo antigo do clube.
Dentro de campo…
O próximo jogo do Vasco é contra o Sampaio Correa neste sábado (16), às 16h30, pela 18ª rodada da Série B. A torcida vascaína maranhense promete comparecer em peso. O Gigante da Colina precisa da vitória para se firmar ainda mais no G4 e se aproximar do líder Cruzeiro.