Onde jogaram os melhores jogadores brasileiros de todos os tempos?

Em 2013, o site norte-americano Bleacher Report divulgou uma matéria com os 20 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Apesar de antiga, a lista continua sendo bastante atual, tendo em vista que desde então poucos atletas do Brasil com a exceção de Neymar, alcançaram um status tão grande.

A matéria, chamada de “Pelé e os 20 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos” reúne marcantes na história da seleção canarinha. No entanto, apresenta até mesmo jogadores que deixaram a sua marca antes mesmo do Brasil ganhar a tradicional cor amarela no uniforme principal.

Mas, afinal de contas, por acaso você sabe onde jogaram os maiores jogadores brasileiros de todos os tempos? Confira:

Careca

Na vigésima colocação da lista dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos está o atacante Careca, um dos grandes nomes da seleção brasileira da década de 1980 e 1990. Careca foi revelado pelo Guarani ainda nos anos 70, e nos cinco primeiros anos de sua carreira profissional jogou por lá, sendo um verdadeiro artilheiro.

Em 1983 ele foi contratado pelo São Paulo, onde permaneceu até 1987, sendo um dos grandes nomes do clube naquela época. Mas não foi somente no Brasil que Careca fez sucesso. O atacante jogou no Napoli de 87 à 92, sendo um dos principais jogadores daquele marcante elenco com Maradona, Alemão e companhia.

Antes de se aposentar, Careca ainda passou pelo futebol japonês. Nos últimos anos de sua carreira, jogou pelo Santos, Campinas e São José do Rio Grande do Sul.

Heleno de Freitas

Em décimo nono lugar na lista dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos está Heleno de Freitas, um dos nomes mais marcantes do Brasil nas primeiras décadas de popularização do futebol. Heleno foi revelado pelo Botafogo, onde se tornou ídolo, jogando de 1940 a 1947.

Ele ainda teve passagens por outros clubes da América do Sul como, por exemplo, Boca Júniors, da Argentina, e Junior Barranquilla, da Colômbia. Além do Botafogo, também jogou no Vasco, Santos e América do Rio.

Clodoaldo

Clodoaldo está na décima oitava colocação da lista de melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Ídolo do Santos, ele jogou praticamente a sua carreira inteira no Peixe, de 1966 a 1979. Já nos últimos anos da sua carreira chegou a jogar nos Estados Unidos e, por último, no Nacional do Amazonas.

Júnior

Júnior é sem sombra de dúvidas um dos grandes nomes do memorável elenco do Flamengo da década de 1970 e 1980. Para o site Bleacher Report, ele é o décimo sétimo jogador na lista dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos.

No Brasil, Júnior jogou a sua carreira inteira pelo Flamengo: de 1974 a 1984 e de 1989 à 1993. Nesse meio tempo, ele chegou a ir para a Itália, onde atuou pelo Torino por três temporadas e pelo Pescara por duas.

Didi

Outro nome das antigas que também integra a lista de melhores jogadores brasileiros de todos os tempos, na décima sexta colocação, é o meio campista Didi. O atleta surgiu no Americano e passou por Bairiri e Madureira antes de chegar ao primeiro grande clube da sua carreira: o Fluminense.

Ele ficou por anos no Tricolor das Laranjeiras e, em 1957, foi vendido para o Botafogo. Didi ainda teve passagens por Real Madrid, Sporting Cristal do Peru, Veracruz do México e São Paulo.

Tostão

Na décima quinta colocação da lista de melhores jogadores brasileiros de todos os tempos está o meia atacante Tostão. Um dos principais atletas do Brasil da década de 1960 e 1970, ele foi revelado pelo Atlético Mineiro, se tornou ídolo no Cruzeiro e se aposentou pelo Vasco.

Leônidas da Silva

Lêonidas da Silva, o Diamante Negro, é o décimo quarto na lista dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos da Bleacher Report. Tido por muitos como o primeiro grande jogador da história do Brasil, ele passou por diversos times como São Cristóvão, Syrio e Libanez, Bonsucesso e até mesmo Peñarol.

Mas foi depois que ele voltou do Uruguai que se tornou uma grande estrela no Brasil. Por aqui, ele jogou por Vasco, Botafogo e Flamengo no Rio de Janeiro, se tornando também um dos grandes ídolos da história do São Paulo, onde encerrou a carreira.

Rivelino

Rivelino, ou Patada Atômica como foi conhecido por muito tempo, também é um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. O meia, que ocupa a décima terceira colocação do site Bleacher Report, jogou por Corinthians e Fluminense, onde se tornou ídolo, passou pelo futebol árabe e se aposentou no São Paulo.

Carlos Alberto Torres

Na décima segunda colocação da lista de melhores jogadores brasileiros de todos os tempos está Carlos Alberto Torres. Um dos maiores nomes do Brasil da década de 60 e 70, o lateral direito foi revelado pelo Fluminense, se tornou ídolo absoluto no Santos, teve uma breve passagem pelo Botafogo e se aposentou no futebol dos Estados Unidos.

Nilton Santos

O torcedor botafoguense que já foi no estádio ver uma partida do seu time de futebol certamente sabe quem é Nilton Santos. O homem que deu nome ao popular Engenhão é, também, um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos, ocupando a décima primeira colocação da lista do site norte-americano.

Nilton Santos é ídolo absoluto do Botafogo, onde jogou a sua vida inteirinha. Ele começou no Fogão em 1947 e se aposentou no Fogão em 1964.

Gérson

Um dos craques da Copa do Mundo de 1970, Gérson também é considerado um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Na décima colocação do site Bleacher Report, o meia foi revelado pelo Flamengo, teve uma excelente passagem por Botafogo e São Paulo e se aposentou no Fluminense.

Ronaldinho Gaúcho

Um dos nomes mais recentes da lista de melhores jogadores brasileiros de todos os tempos é, certamente, o de Ronaldinho Gaúcho. Na nona colocação do ranking do site estadunidense, o Bruxo foi revelado pelo Grêmio e, no Brasil, passou por Flamengo, Fluminense e Atlético Mineiro – onde foi campeão da Libertadores em 2013.

Na Europa ele jogou no PSG da França, foi um dos grandes jogadores da história do Barcelona e ainda teve uma passagem pelo Milan. Além disso, também jogou no futebol mexicano: no Querátro, para ser mais preciso.

Falcão

Se no futsal Falcão é considerado o melhor atleta da história, no futebol Falcão também é tido como um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. No caso, estamos falando de outro Falcão, o Paulo Roberto, o qual é um dos maiores ídolos da história do Internacional, se tornou o Rei de Roma na Itália e se aposentou no São Paulo.

Romário

Não dá para falar dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos sem citar Romário, e disso o site Bleacher Report entendeu, colocando-o na sétima colocação do ranking. O baixinho jogou por Vasco, Flamengo, Fluminense e América do Rio de Janeiro no Brasil.

No entanto, também deixou a sua marca no exterior: PSV, da Holanda; Barcelona e Valência, da Espanha; Al Sadd, do Catar, FL-Strikers, dos EUA e Adelaide United, da Austrália.

Jairzinho

Se aproximando do top 5 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos está Jairzinho, na sexta colocação da lista. Revelado pelo Botafogo, onde jogou de 1963 a 1974, o atacante ainda teve passagens pelo Cruzeiro, Noroeste, Fast Clube e Nacional no Brasil. No exterior, atuou pelo Marseille, da França; Portuguesa FC, do Equador, Jorge Wilstermann, da Bolívia, e Nueve de Octubre, da Colômbia.

Sócrates

O quinto colocado na lista dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos, de acordo com a Bleacher Report, é Sócrates. Revelado pelo Botafogo-SP, onde se destacou, o meia ofensivo comandou o Corinthians por anos durante a famosa Democracia Corinthiana. Ele ainda jogou por Flamengo e Santos no Brasil e, na Itália, na Fiorentina.

Zico

Zico é um daqueles jogadores que simplesmente dispensa comentários. Considerado o quarto melhor jogador brasileiro de todos os tempos pelo site Bleacher Report, ele fez praticamente a sua carreira inteira jogando pelo Flamengo – sendo, inclusive, o maior ídolo da história do clube.

Zico ainda teve uma breve passagem pela Udinese nos anos 1980 e encerrou a sua carreira no Kashima Antlers, do Japão. É considerado por muitos como o principal responsável pela profissionalização do futebol japonês.

Ronaldo

Chegando no top 3 dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos está Ronaldo, o Fenômeno. Um dos principais atletas da história para muitos, o jovem garoto revelado pelo São Cristóvão despontou para o mundo no Cruzeiro.

Ronaldo passou praticamente toda a sua carreira na Europa, mas retornou ao Brasil para se aposentar no Corinthians. No exterior, jogou muito no PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan.

Garrincha

Em segundo lugar na lista dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos está Garrincha, o Mané. O Anjo das Pernas Tortas fez a sua história no Botafogo, se tornando o grande nome da história do clube carioca. No entanto, também passou por Portuguesa Santista, Flamengo, Corinthians, Novo Hamburgo e Olaria antes de se aposentar.

Pelé

E o melhor jogador brasileiro de todos os tempos, assim como do mundo, pode-se dizer, é ninguém mais ninguém menos do que Pelé. O apelido de Rei não é à toa, visto que Edson Arantes do Nascimento simplesmente revolucionou a forma como se joga futebol – e fez isso conquistando três Mundiais com a camisa da seleção brasileira.

Pelé fez a sua carreira inteira jogando pelo Santos, de 1956 a 1974. Antes de se aposentar, no entanto, foi jogar pelo New York Cosmos, nos Estados Unidos.