Após muitas especulações, o PSG anunciou oficialmente, nesta terça-feira (5), a demissão do técnico Maurício Pochettino. Para seu lugar chega Christophe Galtier, que estava no comando do Nice.
Para dispensar o antigo treinador, o clube multimilionário terá que desembolsar uma quantia de cerca de 15 milhões de euros, valor que representa a sua multa em caso de rescisão. As cifras são baseadas na duração de seu contrato, que iria até junho de 2023.
O argentino, de 50 anos, foi contratado pelo Paris Saint-Germain no início de 2021, para substituir o alemão Thomas Tuchel. Seu principal objetivo era conquistar a UEFA Champions League pela primeira vez na história do clube, mas não conseguiu alcançar o feito.
Pochettino deixa o time parisiense com um título da Ligue 1, além de uma conquista da Copa da França e da Supercopa da França.
Na última Liga dos Campeões, no entanto, mesmo contando com um ataque poderoso composto por Lionel Messi, Neymar e Mbappé, a equipe acabou eliminada nas oitavas de final para o Real Madrid, que viria a ser o campeão. Após isso, o treinador acabou muito criticado.
Conheça Christophe Galtier, o escolhido do PSG para a próxima temporada
O novo treinador está com 55 anos e começou a sua carreira na casamata como auxiliar técnico. Após acumular trabalhos na França, Grécia, Emirados Árabes Unidos e Inglaterra, teve a sua primeira experiência como técnico no Saint-Étienne, em 2009/10.
Pouco mais de sete temporadas depois, acertou com o Lille, onde conseguiu o seu maior feito com a conquista da Ligue 1 de 20/21. Apesar disso, não ficou para a temporada seguinte e foi contratado pelo Nice.
Por fim, Galtier foi apresentado pelo PSG já nesta terça-feira (5) e concedeu entrevista coletiva. Ele assina um contrato válido até junho de 2024.