Nomes bizarros e inusitados não são nenhuma novidade no futebol brasileiro. De tempos em tempos, surge um atleta com um apelido diferenciado que chama a atenção do público e, até mesmo, rende algumas boas risadas em transmissões. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 60 jogadores com nome de animais.
Definitivamente não é de hoje que jogadores são apelidados com nomes de animais. Na verdade, no Brasil, desde o início do século passado é comum ver atletas com esses apelidos. Na maioria das vezes, o nome escolhido remete a força, velocidade, ou agilidade – mas em alguns casos, não passa de uma bizarrice.
Confira alguns dos jogadores com nome de animal:
1. Aranha – goleiro
O goleiro Aranha é um dos jogadores com nome de animal que por muito tempo figurou entre as grandes equipes do Brasil. Revelado pela Ponte Preta, o atleta fez os primeiros anos de sua carreira na Macaca e, em 2009, foi vendido para o Atlético Mineiro – por onde permaneceu por dois anos.
Na sua carreira, Aranha teve passagens por clubes como Santos, onde permaneceu um bom tempo como titular, Palmeiras, Joinville e encerrou a sua carreira no Avaí, em 2018. O apelido inusitado surgiu enquanto ainda treinava em uma escolinha de futebol, como referência ao goleiro soviético Lev Yashin, o qual era conhecido como Aranha Negra.
2. Roberto Cavalo – volante
Uma das grandes figuras do vitorioso Criciúma da década de 1990, Roberto Cavalo é um dos jogadores com nome de animal. O ex-volante foi revelado pelo Atlético Paranaense e teve passagens por clubes como Vitória, Botafogo, Sport, América de São Paulo, Ponte Preta e Avaí antes de se aposentar dos gramados.
Desde a sua aposentadoria, ele vem atuando como treinador. Já passou por diversos times paulistas, como o Oeste, Botafogo de São Paulo e XV de Piracicaba. Não se sabe exatamente o porquê do apelido, mas sabe-se que Roberto Cavalo tinha um forte chute de fora da área – como um coice, para quem preferir.
3. Falcão – volante
Ídolo do Internacional, Paulo Roberto Falcão é mais um jogador com nome de animal. Conhecido pela sua classe em campo, o ex-volante fez carreira na equipe gaúcha e também na Roma, onde também virou ídolo, encerrando a sua carreira no São Paulo.
4. Rafael Leão – atacante
Um dos principais nomes do Milan nas últimas temporadas, o atacante e um dos jogadores com nome de animal. Português revelado pelo Sporting, ele ainda teve uma breve passagem pelo Lille, da França, antes de chegar à Itália. O apelido animalesco, no entanto, é o seu próprio sobrenome.
5. Paulo Henrique Ganso – meia
Uma das grandes revelações do Santos da geração de meninos da vila, Paulo Henrique Ganso é um dos mais famosos jogadores com nome de animal. O atleta, que teve passagens por São Paulo, Sevilla e hoje atua pelo Fluminense, curiosamente ganhou esse apelido de um funcionário santista por ser “ruim de bola”, sendo ganso uma outra forma de chamar de “perna de pau”.
6. Alexandre Pato – atacante
Uma das eternas promessas do futebol brasileiro, Alexandre Pato encantou o mundo ainda muito jovem pelo Internacional. Ao ser vendido para o Milan, no entanto, se lesionou e não cumpriu as expectativas. O atleta ainda passou por Corinthians e São Paulo e hoje joga no futebol norte-americano. O seu apelido vem da sua cidade natal: Pato Branco, do Paraná.
7. Falcão Garcia – atacante
Um dos grandes nomes do futebol colombiano da última década, Falcão Garcia é um dos jogadores com nome de animal. O atacante despontou para o mundo no River Plate, brilhou no Porto e Atlético de Madrid e, desde então, passou por Monaco, Manchester United, Chelsea e Galatasaray. Atualmente está no Rayo Vallecano.
8. Garrincha – atacante
Gênio das pernas tortas, Garrincha é um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro. O que poucos sabem é que seu nome vem de um animal, um pássaro, o qual Mané gostava de caçar com seu bodoque – o que lhe rendeu o apelido.
9. Aloísio Boi Bandido – atacante
Ao contrário dos últimos exemplos, Aloísio Boi Bandido é um jogador com nome de animal que manteve o seu apelido. Formado nas categorias do Grêmio, o atleta ganhou destaque na Chapecoense, Figueirense e São Paulo antes de ir para o futebol chinês – onde passou boa parte da sua carreira. Hoje, atua pelo América Mineiro. O seu apelido veio de um companheiro de equipe, em alusão a correria, força física e baixa estatura do jogador.
10. Emerson Leão – goleiro e treinador
Emerson Leão foi um dos grandes goleiros brasileiros da década de 1960 e 1980, campeão da Copa do Mundo de 1970. Ele fez boa parte da sua carreira como jogador no Palmeiras, atuando também por Vasco, Grêmio e Corinthians. Como técnico, passou por Santos, Cruzeiro, São Paulo entre outros. Curiosamente, Leão é o seu sobrenome de fato.
11. Gatito Fernández – goleiro
Se filho de peixe, peixinho é, filho de gato, gatito é. Outro jogador com nome de animal é Gatito Fernández, goleiro paraguaio filho de Gato Fernández. O atleta, formado nas categorias de base do Cerro Porteño, joga no futebol brasilerio desde 2014 e, atualmente, defende o Botafogo. Seu apelido vem do diminutivo de gato em espanhol.
12. Flávio Caça-Rato – atacante
Engana-se quem pensa que o único dono do apelido CR7 é Cristiano Ronaldo. No Brasil, temos um jogador com nome de animal que carrega essa abreviação: Flávio Caça Rato. O jogador, que sempre figurou entre equipes de divisões inferiores, brilhou mesmo no Santa Cruz. O curioso apelido vem das épocas de base quando, com medo de jogar com os caras mais velhos, o atleta ficava na beira do campo caçando rato.
13. Kerlon Foquinha – atacante
Kerlon Foquinha é mais um jogador com nome de animal que figura entre as eternas promessas do futebol brasileiro. Revelado pelo Cruzeiro, ele passou por clubes da Itália, Holanda, Japão, Estados Unidos e até mesmo da Bósnia. O seu apelido vem por conta do drible, em que conduzia a bola com a ponta do nariz, assim como uma foca.
Outros jogadores com nomes de animais
- Wellington Rato – meia
- Cláudio Pitbull – atacante
- Rafael Elias Papagaio – atacante
- Gustavo Mosquito – atacante
- Édson Ratinho – lateral direito
- Gonzalo Carneiro – atacante
- Marcelo Cordeiro – lateral esquerdo
- Lucas Pássaro – atacante
- Vítor Jacaré – atacante
- Daniel Vaca – goleiro
- Igor Formiga – lateral-direito
- Gato Fernández – goleiro
- Richard Coelho – volante
- Richarlison Pombo – atacante
- Yuri Mamute – atacante
- Junior Urso – volante
- Alexandre Gallo – volante e treinador
- Juca Baleia – goleiro
- Emílio Peixe – meia
- Mauro Ovelha – zagueiro e treinador
- Coelho – técnico e lateral-direito
- Neto Coruja – volante
- Walter Minhoca – meia
- Pintado – volante e treinador
- Lulinha – meia
- Jorge Preá – atacante
- Max Pardalzinho – atacante
- Donizete Pantera – atacante
- Eli Sabiá – zagueiro
- Lucas Coelho – atacante
- Regis Pitbull – atacante
- Amaury Marreco – meia
- Ademar Pantera – atacante
- Gatãozinho – meia
- Pato Abbondanzieri – goleiro
- Pato Rodríguez – atacante
- Ademir Lobo – meia
- Bruno Tubarão – atacante
- Formiga – volante da Seleção Brasileira Feminina
- Guilherme Pato – atacante
- Adalgísio Pitbull – atacante
- Nathan Cachorrão – atacante
- João Carlos Cavalo – meia
- Wesley Pomba – atacante
- Salvatore Elefante – atacante
- Roberto Elefante – zagueiro
- Rafael Ratão – atacante