O Palmeiras teve a melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento. Não apenas isso, como essa também foi a melhor campanha de primeira fase da história da competição. Além dos 18 pontos, foram notáveis 25 gols marcados e apenas três sofridos.
Entretanto, se depender do retrospecto e dos “tabus”, o torcedor alviverde tem algo a se preocupar: nenhum time que conquistou 18 pontos na primeira fase foi campeão da Libertadores. Isso já aconteceu três vezes no atual formato.
A primeira foi o Vasco. Em 2001, o Cruz-Maltino caiu no grupo 6 com América de Cali, Deportivo Táchira e Peñarol. O então campeão brasileiro foi vitorioso em todos os seis duelos, mas caiu para o Boca Juniors, que viria a ser campeão, nas quartas de final.
Em 2007, o Santos ficou no grupo 8 com o Defensor, Gimnasia y Esgrima e Deportivo Pasto. Conseguiu a campanha de 100% de aproveitamento e avançou de fase. Entretanto, nas semifinais, caiu para o Grêmio, que viria a ser vice dessa edição para o Boca Juniors.
Por fim, o próprio Boca Juniors. Em 2015, os xeneizes se classificaram para as oitavas da Libertadores após conseguir 100% em um grupo com Zamora, Palestino e Montevideo Wanderers. Entretanto, o Boca foi eliminado para o maior rival, o River Plate, nas oitavas de final.
A busca pelo tetra continua!
Ainda que o tabu esteja contra, o Palmeiras de Abel Ferreira segue quebrando recordes e batendo marcas. Após vencer o Cerro Porteño por 3 a 0 na ida, o jogo da volta das oitavas da Libertadores será semana que vem, quarta-feira (6), às 19h15.