A FIFA anunciará nos próximos dias, que todas as seleções que vão jogar a Copa do Mundo 2022, no Catar, poderão convocar 26 jogadores, diferente de outras edições do torneio, que as equipes convocavam 23. Além disso, os técnicos podem levar 15 jogadores ao banco e fazer 5 substituições ao longo da partida, com 3 paralisações.
Por efeito de comparação, pela pandemia da COVID-19, a Uefa permitiu que convocassem 26 jogadores para a última Eurocopa, enquanto a Conmebol permitiu 28 convocados na última Copa América. Porém, as organizações só permitiam levar 12 atletas para o banco de reservas.
O treinador da Seleção Brasileira, Tite, em entrevista exclusiva a ESPN, em abril, já tinha comentado sobre essa possibilidade de convocar 26 jogadores, ao invés de 23. Além disso, o técnico ainda comentou sobre os jogadores que vão estar no banco.
“Se não pudessem ficar no banco os 26, isso geraria um problema. Mas já foi definido que, sendo 26, todos podem ficar no banco. Expectativa de poder participar é importante. Se o atleta fica alijado, humanamente e profissionalmente, gera uma situação. Permanecendo isso, dando essa margem, a ser confirmado, cada seleção escolhe 23 ou 26 de acordo com suas convicções, direcionamentos, isso é importante”, disse o técnico.
Grupos
- GRUPO A: Catar, Equador, Senegal, Holanda
- GRUPO B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales
- GRUPO C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia
- GRUPO D: França, Austrália, Dinamarca, Tunísia
- GRUPO E: Espanha, Costa Rica, Alemanha, Japão
- GRUPO F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia
- GRUPO G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões
- GRUPO H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul
Datas
- Fase de grupos: 21 de novembro a 2 de dezembro (quatro jogos por dia)
- Oitavas de final: 3 de dezembro a 6 de dezembro (dois jogos por dia)
- Quartas de final: 9 e 10 de dezembro (dois jogos por dia)
- Semifinais: 13 e 14 de dezembro
- Disputa de 3º lugar: 17 de dezembro
- Final: 18 de dezembro