Vitória do Grêmio será anulada após análise do VAR? Confirmado
No último domingo (25), o duelo entre Grêmio e Bahia foi palco de uma grande polêmica que trouxe novamente a arbitragem para o centro das atenções. Em Porto Alegre, os donos da casa saíram com a vitória por 1 a 0, graças a um gol de pênalti convertido por Martin Braithwaite. A decisão de assinalar a penalidade irritou os atletas do Bahia e incendiou as discussões.
O momento que gerou toda a controvérsia desdobrou-se aos 9 minutos da segunda etapa, mudando o rumo da partida. Braithwaite recebeu belo passe em profundidade, tentou driblar o goleiro Marcos Felipe e caiu dentro da área. O árbitro Bruno Arleu de Araújo, sem hesitar, apontou para a marca da cal e determinou o rumo do placar.
O VAR, no entanto, chamou o juiz carioca para revisar a jogada no monitor. Mesmo assim, Araújo decidiu manter sua decisão inicial e confirmou o pênalti. A decisão foi duramente criticada pela comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, que não poupou palavras: “É o fim da arbitragem brasileira”, iniciou a profissional.
Pênalti marcado para o Grêmio repercute nas redes sociais
O resultado, no entanto, não será anulado: “Esse pênalti marcado para o Grêmio contra o Bahia mostra o tamanho da crise que a arbitragem no Brasil vive. Não há infração do goleiro. Em nenhum momento ele faz um contato adicional na disputa para atingir o atacante. Não há infração alguma, não há falta, não há penalidade”, disparou Ruel.
“O árbitro marca no campo, vai no vídeo e mantém a penalidade. Eu não consigo entender como. O Grêmio foi, sim, já prejudicado nesse campeonato, mas com esse pênalti ele foi beneficiado. A arbitragem brasileira vive uma crise sem fim e esse pênalti hoje escancara ainda mais esse problema no Brasil”, ressaltou.