Vojvoda encerra ciclo no Fortaleza logo após eliminação na Copa do Brasil

Na última quarta-feira (21), o Fortaleza encara o Retrô no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Após o empate por 1 a 1 na ida, só a vitória interessava para o Laion garantir vaga nas oitavas ainda no tempo normal. Assim como no jogo de ida, as equipes empataram em 1 a 1 e levaram a decisão para os pênaltis. Juan Pablo Vojvoda encerrou um ciclo importante com o resultado.

Desde que assumiu o comando, o treinador havia sido eliminado antes das oitavas apenas uma vez. No entanto, o Retrô levou a melhor e quebrou mais um importante ciclo do treinador ao comando do Fortaleza. Em 2024, o time começou a caminhada na primeira fase e passou com facilidade pelo Fluminense-PI. Na fase seguinte, superou justamente o Retrô.

Já na terceira fase, parou nos pênaltis diante do Vasco, após dois duelos bastante disputados. No ano anterior, 2023, o Fortaleza entrou já na terceira fase e atropelou o Águia de Marabá, vitória incontestável no agregado por 8 a 1. Nas oitavas, enfrentou o Palmeiras, e apesar de vencer por 1 a 0 no Castelão, a pesada derrota por 3 a 0 no jogo de ida foi decisiva para a eliminação.

Fortaleza viveu ano histórico em 2021

A edição de 2022 trouxe novos avanços. O Fortaleza novamente estreou na terceira fase e não teve dificuldades para passar pelo Vitória. Depois, eliminou o Ceará nas oitavas por 2 a 1 no agregado. Nas quartas, caiu diante do Fluminense, mesmo lutando até o fim na partida de volta. A temporada de estreia de Vojvoda, em 2021, entrou para a história do clube.

Além do inédito G-4 no Brasileirão, o Fortaleza alcançou a melhor campanha de sua história na Copa do Brasil. Eliminou Caxias, Ypiranga de Erechim e Ceará nas fases iniciais. Nas oitavas, passou pelo CRB. Nas quartas, brilhou ao empatar com o São Paulo fora (2 a 2) e vencer no Castelão por 3 a 1. A histórica caminhada só foi encerrada pelo Atlético-MG, que viria a ser campeão.