Santos recebe aviso prévio e R$ 16 milhões viram assunto por zagueiro
O Santos enfrenta desafios financeiros significativos, mesmo após realizar grandes contratações para a temporada. Recentemente, o clube atrasou o pagamento de uma parcela de 1 milhão de euros ao Cuiabá pela compra do zagueiro Joaquim, destacando as dificuldades em manter suas contas em dia.
A negociação do zagueiro Joaquim com o Santos ocorreu em fevereiro de 2023, quando o Cuiabá vendeu 60% dos direitos econômicos do jogador por 3 milhões de euros. O restante dos direitos foi mantido pelo Cuiabá, que mais tarde também lucrou com a venda do jogador para o Tigres, do México.
O atraso no pagamento ao Cuiabá pode ter consequências financeiras e legais para o Santos. Além do valor devido, há uma multa prevista de 300 mil euros pelo atraso.
Cuiabá pode recorrer à CBF pelo pagamento
O Cuiabá irá acionar a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF para cobrar uma dívida de R$ 16 milhões do Santos referente à negociação do zagueiro Joaquim. A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande. Segundo ele, o valor engloba pendências tanto da venda de Joaquim do Cuiabá para o Santos quanto da posterior transferência do defensor do clube paulista para o Tigres, do México.
A diretoria do Dourado busca garantir os direitos financeiros previstos nos acordos firmados com o Peixe nas duas transações envolvendo o jogador. A cobrança oficial será feita por meio da CNRD, órgão da CBF responsável por resolver disputas contratuais e financeiras entre clubes brasileiros.
O Cuiabá enfrenta outros desafios financeiros, aguardando pagamentos de outras equipes da Série A, como Atlético-MG e Corinthians. A soma das dívidas que o clube tem a receber chega a aproximadamente 33 milhões de reais.