John Textor aceitou negociar e Botafogo abriu mão de um dos melhores defensores do mundo

Nesta quinta-feira (10), o CIES Football Observatory revelou o ranking dos 100 goleiros com melhor desempenho no mundo nos últimos 12 meses. Para a surpresa dos torcedores, o Brasil marcou presença de peso. O destaque nacional ficou por conta de João Ricardo, do Fortaleza, que figura entre os dez melhores da lista, no entanto, um importante nome do Botafogo apareceu entre os defensores.

Apesar de atuar no futebol brasileiro, João Ricardo superou nomes consagrados e chamou a atenção por sua performance acima da média, com estatísticas defensivas que, segundo o Wyscout, vão além do esperado diante do número de gols sofridos por sua equipe. Na ponta do ranking, lideram Gianluigi Donnarumma (PSG), Yann Sommer (Inter de Milão) e Thibaut Courtois (Real Madrid).

O relatório também traz outros brasileiros em destaque: Lucas Perry (13º, Lyon), Weverton (18º, Palmeiras), John (25º, Botafogo), Hugo Souza (28º, Corinthians), Alisson (33º, Liverpool), Tiago Volpi (36º, Grêmio), Bento (50º, Al-Nassr), Cássio (62º, Cruzeiro) e Léo Jardim (90º, Vasco). Os torcedores se mostram positivos com as menções.

Botafogo segue em destaque após ano de conquistas

O Botafogo chega para a temporada de 2025 repleto de expectativa, com o desejo de dar continuidade aos bons resultados do ano anterior. Em 2024, o clube carioca conquistou o Campeonato Brasileiro, após bater na trave em 2023, e levantou sua primeira taça da Copa Libertadores da América, derrotando o Galo na final.

Os 10 goleiros com melhor desempenho no mundo são: 1-Gianluigi Donnarumma (Paris St-Germain), 2-Yann Sommer (Inter de Milão), 3-Thibaut Courtois (Real Madrid), 4-Stanislav Agkatsev (FK Krasnodar), 5-Mark Flekken (Brentford), 6-Robert Sánchez (Chelsea), 7-Péter Gulácsi (RB Leipzig), 8-João Ricardo (Fortaleza), 9-Moritz Nicolas (Borussia M’gladbach), 10-Robin Zentner (FSV Mainz).