CBF faz valer regulamento e Botafogo está fora da Copa do Brasil

O Botafogo sofreu uma derrota contra o Vasco, por 1 x 0, em São Januário, no último domingo (23), pela 11ª rodada do Campeonato Carioca e encerrou a fase inicial da competição na 9ª posição. Com essa campanha, o clube de General Severiano sequer disputará a Taça Rio, torneio que conta com a participação do 5º ao 8º colocado do estadual. 

Além disso, o Glorioso não conseguiu garantir vaga para a Copa do Brasil de 2026, por meio do estadual, e pode ficar de fora do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesse cenário, a equipe alvinegra precisa conquistar a edição de 2025 da competição, levantar a taça da Copa Libertadores ou encerrar o Campeonato Brasileiro de 2025 entre os classificados para a principal competição sul-americana.  

Botafogo passa vexame no Campeonato Carioca de 2025 

O Botafogo, clube que conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores em 2024, entrou no ano de 2025 com problemas e não tem tido bons resultados no início da nova temporada. No último domingo (23), o clube alvinegro dependia de uma vitória contra o Vasco, em São Januário, para garantir uma das vagas para as semifinais do Campeonato Carioca. 

No entanto, o time foi superado pelo rival, no placar de 1 x 0, com gol marcado pelo atacante Pablo Vegetti e encerrou a sua participação no estadual na 9ª posição, com 13 pontos conquistados. O resultado tirou a possibilidade de o Glorioso disputar a Taça Rio, competição que conta com a participação do 5º ao 8º colocado do estadual. 

Antes do vexame do Campeonato Carioca de 2025, o Botafogo perdeu a Supercopa do Brasil, sendo superado pelo Flamengo, por 3 x 1, no Mangueirão, em Belém, no início de fevereiro, e perdeu o jogo de ida da Recopa Sul-Americana, contra o Racing, por 2 x 0, no Presidente Péron, na última quinta-feira (20).