Fernando Alonso confirma data para aposentadoria da Fórmula 1

Piloto mais experiente do atual grid da Fórmula 1 e um dos maiores nomes da modalidade, o espanhol Fernando Alonso vai para mais uma temporada em seus mais de 20 anos no automobilismo. Aos 43 anos, ele irá para o seu terceiro ano consecutivo pilotando a Aston Martin, cujo contrato com a escuderia é válido até 2026.

Inclusive, é neste ano que o bicampeão mundial e vencedor de 32 Grandes Prêmios deseja se aposentar de vez das pistas. Em participação no podcast ‘Chequered Flag’, o espanhol confirmou que 2026 provavelmente será seu último ano na Fórmula 1. Entretanto, abriu brecha para uma continuidade caso a Aston Martin possa oferecer um carro competitivo posteriormente.

“Provavelmente será minha última temporada na F1 porque meu contrato termina no final de 2026. Portanto, farei o meu melhor. Mas se 2026 correr bem, se houver a possibilidade de eu ficar com a equipe por mais um ano, eu estaria completamente aberto a isso. Mas não quero pensar nisso agora. Vou encarar cada corrida como se fosse a minha última e vou saborear cada segundo”, afirmou.

Fernando Alonso pode conquistar outro título mundial

As chances podem não ser das maiores, mas ainda há uma possibilidade de que o piloto espanhol se sagre campeão da Fórmula 1 mais uma vez. Acontece que a Aston Martin resolveu investir bastante principalmente para 2026, já que a equipe contratou Adrian Newey e acertou com a Honda para ser fornecedora de motores para a equipe alemã.

Além disso, a escuderia de Fernando Alonso vem reforçada por Andy Cowell, que conquistou uma série de campeonatos com a Mercedes na última década, e de Enrico Cardile, que era diretor técnico da Ferrari. Por conta de tal investimento e da possibilidade de um grande campeonato em 2026, Alonso não descarta correr pela equipe por mais algum tempo.

O espanhol começou a carreira na extinta Minardi e passou pela Renault, onde conquistou o bicampeonato, McLaren, Ferrari e Alpine, antes de chegar à Aston Martin em 2023.