Mano Menezes ajudou Vasco a encontrar novo treinador

Na última quarta-feira (5), Vasco e Fluminense se enfrentaram em partida válida pela 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. O duelo colocou frente a frente Fábio Carille, treinador do Cruzmaltino, e Mano Menezes, comandante do Vasco. O que muita gente não sabe é que Mano ajudou Carille em sua carreira como técnico.

Tudo aconteceu em 2007, quando o técnico do Vasco estava em busca de um estágio para iniciar sua carreira fora das quatro linhas. Mano, que na época comandava o Grêmio, recebeu Carille, recém-aposentado dos gramados, e o deu as primeiras instruções de como se devia trabalhar como técnico. Em uma entrevista em 2016, quando enfrentou Mano Menezes pela primeira vez, Carille expressou sua gratidão a Mano.

“O que quero falar é da oportunidade que o Mano e o Sidnei (auxiliar técnico) me deram de chegar aqui na mesma época de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano… Trabalhei com pessoas que só via pela televisão. Eles poderiam ter aberto as portas para qualquer um. Por que eu fui o escolhido? Então, a gratidão é eterna”, comentou Carille na época.

Mano Menezes e Fábio Carille trabalharam juntos

Além de ter dado um estágio, Mano Menezes também foi o fornecedor de uma grande oportunidade a Carille quando ele ainda engatinhava no futebol. Em 2010, Mano deixou o comando do Corinthians e assumiu a Seleção Brasileira depois que Muricy Ramalho recusou o convite da CBF. O então técnico do Fluminense teve uma curta passagem como treinador do Brasil, mas ainda conseguiu disputar uma competição.

Foi a Copa América de 2011. Naquela ocasião, Mano convidou Carille para trabalhar como observador técnico na Seleção Brasileira. O Brasil teve um desempenho irregular na competição e caiu nas quartas de final após perder para o Paraguai nos pênaltis.

Mano Menezes viria a ser demitido no ano seguinte, em uma decisão que muitos consideraram mais como política do que técnica tendo em vista que, apesar do fracasso na Copa América, o Brasil teve bons resultados nos amistosos e havia conquistado duas Supertaças das Américas.