CBF bate o martelo e confirma aumento no número de times na Série A1

Na última sexta-feira (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou algumas mudanças que impactam diretamente o calendário nacional do futebol feminino. Dentre as principais alterações, está o acréscimo de quatro times na Série A1 do Campeonato Brasileiro, que passará a ter 20 clubes participantes a partir de 2027.

Além desta mudança, foi anunciada também a criação da Copa do Brasil de futebol feminino. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, comunicou as novidades para representantes das equipes participantes das três divisões do campeonato nacional, em uma reunião de pouco mais de seis horas de duração.

“O Brasileiro A1 e A2 serão ampliados nas próximas temporadas. O A1 terá 20 clubes até 2027. Já o A2 estará completo com 20 equipes até 2028. Além disso, aumentamos consideravelmente o número de partidas ao longo do ano, crescemos as competições de base, além de criar nova Copa do Brasil Feminina com 64 equipes”, declarou Ednaldo na reunião virtual.

Após anúncio da CBF, veja como ficarão as competições de futebol feminino

Uma das grandes novidades, a Copa do Brasil já terá a sua primeira edição disputada este ano. O torneio contará com a participação de 64 clubes que fazem parte das três divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Quem passará a ter mudanças por conta da criação da Copa do Brasil é a Supercopa do Brasil.

Este ano, o torneio segue em seu formato tradicional. Mas a partir de 2026, o título será disputado apenas entre os vencedores do Campeonato Brasileiro Feminino e da Copa do Brasil.

Enquanto isso, para ter os 20 clubes em 2027, a Série A1 vai ter mudanças em relação ao formato de rebaixamento e acesso. Este ano, apenas os dois últimos colocados descem para a Série A2, enquanto os quatro melhores da divisão de acesso conquistam vaga para a elite. Em 2026, o esquema segue o mesmo, até que seja atingido o número de 20 equipes daqui a duas temporadas.